Veja todas as publicações da PROTESTE em seu celular ou tablet!

Novos termos de uso do WhatsApp violam Marco Civil
Entenda a nova e polêmica política de privacidade do aplicativo de mensagens, que pretende compartilhar os dados dos usuários com o Facebook. Nós questionamos a iniciativa.
03 outubro 2016 |

Recentemente, o WhatsApp anunciou que começará a compartilhar contatos de seus usuários com o Facebook.  A iniciativa causou polêmica pela possibilidade de violar a privacidade dos cidadãos. Outro receio é de que abra portas para que inúmeras empresas passem a enviar anúncios usando o WhatsApp.

Diante disso, no último dia 29, enviamos um ofício ao escritório do Facebook, dono do WhatsApp, em São Paulo, questionando quais informações dos usuários do aplicativo de mensagens serão coletadas e compartilhadas.

A mudança na política de privacidade, em que o usuário autoriza o envio de informações para terceiros, viola a proteção aos dados pessoais que é garantida pelo Marco Civil da Internet.

 

 homem usando celular 

Informações são mesmo criptografadas?

A medida também demonstra uma contradição: afinal, os dados trocados pelo mensageiro não são criptografados? Pelo menos, sempre foi este o argumento do WhatsApp para não atender aos pedidos judiciais de cópias de informações trocadas pelo aplicativo.

A atualização dos termos de uso só permite ao usuário escolher se deseja compartilhar dados da agenda telefônica com o Facebook. Em relação aos demais pontos, não há muito o que fazer: se você não concordar, terá de parar de usar o aplicativo.

Na Alemanha, o órgão regulador de proteção de dados ordenou que o Facebook apagasse os dados já coletados naquele país, como números de telefone. Também determinou que pare de armazenar as informações dos 35 milhões de alemães.

 

Gostou deste conteúdo? Cadastre-se agora e receba gratuitamente informações da PROTESTE!

Leia também

conta
distrato
dúvidas
IMG-queijominas

Deixe seu comentário()

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.