Notícia

Pesquisa da PROTESTE detalha problemas dos consumidores com operadoras de telefonia

23 outubro 2015

23 outubro 2015

Cerca de 60% já teve cobrança indevida na conta de celular e apenas 8,5% obteve solução. Veja o perfil dos participantes, como fizemos a pesquisa e detalhes sobre as questões mais recorrentes com operadoras.



Maioria não recebe retorno sobre reclamação 
Dos que apontaram já ter tido cobrança indevida, e a maioria (66%) procurou a Operadora, mas destes, 38% não teve retorno sobre a reclamação. 


Poucos conseguem reembolso 
E apenas 8,5% foi reembolsado com correção, com um tempo médio de espera de 37 dias. 


Para ajudar a fazer valer os seus direitos, lançamos a campanha Controle sua Conta, onde, através de um aplicativo exclusivo, você poderá e conferir em tempo real, o seu consumo de dados de internet, ligações e sms direto na conta de telefone e identificar possíveis problemas


Além disso, ao encontrar qualquer cobrança irregular você entra em contato com nossos especialistas jurídicos e obtém toda assistência para receber seu dinheiro de volta em dobro. 


Como fizemos o estudo

Os dados foram coletados em agosto e setembro de 2015, através de 411 questionários autopreenchidos, enviados para uma amostra de homens (32,6%) e mulheres (67,4%) com mais de 18 anos de idade, das cinco regiões do Brasil. 


Perfil dos participantes
Os participantes tinham idade média de 48 anos, e 19% deles apontaram enfrentar situação financeira difícil, e 6,6% muito difícil. E 49,4% disseram ter renda suficiente para arcar com as despesas. 


Cobrança e contratos
A pesquisa também constatou que há falta de informação aos consumidores. Metade não entende como é feita a cobrança, e não vai atrás para receber seu contrato e a conta detalhada: 55% não receberam o contrato e 14,3% não recebem a conta detalhada, e não buscam essa informação. 


Operadoras e planos mais utilizados
Entre os respondenters, 39% tem plano da Vivo e 21,6% TIM; 24% Claro e 9,4% OI. Pouco mais da metade, 51%, tem plano pós-pago; 31,9% pré-pago e  17% tem plano controle.


Gostou deste conteúdo? Cadastre-se agora e receba gratuitamente informações da PROTESTE!


Imprimir Enviar a um amigo