Notícia

Veja como funciona o 3G no Brasil

23 julho 2013

23 julho 2013

Conheça abaixo o desempenho de cada operadora em diferentes regiões do Brasil e descubra os pontos positivos de negativos de cada uma delas nos pontos: downloadupload, latência e cobertura 3G. Colabore com seu depoimento: www.embuscado3gperdido.com.br .

Na Região Sul foi onde encontramos a menor cobertura de terceira geração. O destaque positivo foi para a Oi, que, apesar do limite de 1 MB/s, obteve maior frequência de conexões 3G. Em todas as capitais e cidades grandes visitadas, havia sinal de 3G da Oi em velocidade máxima. O inverso da Claro, onde o Sul foi marcado como a região com menos acessosdessa operadora. Porém, os poucos que conseguimos eram os mais rápidos. A Vivo não obteve boas taxas de download na região Sul.

região-sul-sinal-3g
Veja na tabela a situação do sinal 3G na Região Sul

Belo Horizonte e Rio de Janeiro

Nesse trecho da viagem, a parte mais crítica é entre as cidades de Casimiro de Abreu e Itaboraí (RJ), onde não há cobertura 3G de nenhuma operadora. A Tim apresentou conexões bem lentas em Belo Horizonte e Paraty. Já a Oi obteve bons resultados em Araruama, Rio das Ostras, Petrópolis e Paraty. Mas seu desempenho foi ruim nas estradas para Belo Horizonte. 

O desempenho da Claro foi bom na cidade do Rio de Janeiro, mas ruim na Região dos Lagos. Em Belo Horizonte, o desempenho da Vivo foi aquém do esperado. E seu 3G na estrada é bem fraco. Destaque positivo para a Vivo em Angra dos Reis (RJ), onde a conexão atingiu taxa de download de quase 3MB/s. Mas já na estrada para Paraty e Belo Horizonte, o sinal da Vivo é lento.

sinal-3g-bh-rj
Veja na tabela o sinal 3G em Belo Horizonte e Rio de Janeiro

São Paulo

A cidade universitária de Campinas, no interior de São Paulo, obteve boas taxas de download para todas as operadoras. Não conseguimos muito sinal da Tim em Sorocaba e Campinas, mas, quando havia, a conexão era boa. O destaque negativo dessa região é a Claro, que obteve pouquíssimos registros fora da capital e Região Metropolitana. Nesses dois locais, contudo, suas taxas de download são muito altas. Os piores resultados da Vivo foram nas estradas paulistas. O sinal da Oi também fica aquém do esperado nessas rodovias.

sao-paulo
Veja na tabela a situação do sinal 3G em São Paulo

Região Nordeste

Na turística Salvador, nenhuma das quatro operadoras analisadas teve boas medições. No Nordeste, percorremos quase 2 mil quilômetros e, em apenas poucos pontos, a Oi obteve conexão boa, como nas capitais dessa região. Nas estradas, seu sinal é ruim. Por vezes, não há recepção alguma e, quando há, é lenta demais, não sendo 3G. Já a Tim teve seu melhor desempenho, em estrada, no trecho de Recife a João Pessoa. A conexão da Claro nas rodovias foi muito ruim com baixas taxas de download. Em Maceió e Fortaleza, sua conexão não atingiu alta velocidade. No trecho Recife e Maceió, quem se destacou foi a Vivo, com boas taxas de 3G.

nordeste
Veja na tabela a situação do sinal 3G no Nordeste

Imprimir Enviar a um amigo