Notícia

WhatsApp libera chamada de voz para Android

08 abril 2015
chamada de voz whatsapp

08 abril 2015

Serviço de mensagens permitiu que apenas algumas pessoas ativassem a função de chamadas de voz. Entretanto, recentemente o recurso foi liberado para todos os usuários do sistema Android.

Sem que a empresa revelasse seu critério de seleção, alguns usuários sortudos do WhatsApp, serviço mais famoso de troca de mensagens instantâneas online, foram premiados com uma nova interface do programa, que incluía a função de realizar chamadas VoIP, ou seja, de voz.

O número de usuários que conseguiam realizar chamadas telefônicas foi aumentando rapidamente, pois o novo recurso era ativado automaticamente para quem tivesse a última atualização do app instalada e recebesse uma chamada proveniente da conta de um usuário com o serviço já ativado. 

Entretanto, a empresa cortou essa “bola de neve” depois de alguns dias, apesar de a função seguir ligada para aqueles que a ativaram durante o período de testes.

Essa estratégia do WhatsApp em ativar a função de chamadas VoIP apenas por curtos períodos de tempo passa a ideia de que a empresa está deliberadamente controlando o número de usuários que têm a função, podendo, assim, corrigir erros eventuais causados pela sobrecarga de seus servidores.

   

  



WhatsApp libera a função para todos

Há alguns dias, a empresa liberou a função para todos os usuários do sistema Android que desejem realizar chamadas de voz por sua tarifa de dados ou por conexão Wi-Fi, gerando uma nova alternativa para as tradicionais conversas de texto.


Confira respostas para dúvidas frequentes sobre o serviço

1. Como faço para ativar essa nova função no meu celular?

Habilitar a função é muito simples. Basta que um contato que já tenha essa função ativada ligue para você por meio do app


Origem da chamada (esquerda) e destino da chamada (direita).

Ao atender uma ligação, a nova função do app será ativada automaticamente. Ao clicar sobre seus contatos no WhatsApp, você poderá observar, no canto superior direito, o ícone de um telefone pelo qual é possível ligar para qualquer contato do WhatsApp através do próprio aplicativo.

 


2. Quantos dados são consumidos com esse tipo de ligação?

Fizemos um pequeno teste e constatamos que uma ligação de 2 minutos consome aproximadamente 2.5 MB.

Achou muito? Talvez para alguém que tenha um plano de dados de 200 MB, mas longe de ser excessivo para outro usuário que tenha um de 5 GB, ou se o compararmos com os 15 MB que consumimos ao assistirmos, durante 30 segundos, um vídeo de alta definição (HD) no YouTube.


3. E os iPhones?

Apesar de aparecer um ícone de telefone perto da foto do contato, as chamadas são feitas por meio da operadora, ou seja, é como se fosse um “acesso direto” às ligações de voz tradicionais

A empresa ainda não divulgou se haverá a possibilidade dessa função no iPhone, mas no Windows Phone tudo indica que sim.





Gostou deste conteúdo? Cadastre-se agora e ganhe acesso ao conteúdo exclusivo que reservamos para você!



Imprimir Enviar a um amigo