Veja todas as publicações da PROTESTE em seu celular ou tablet!

Antivírus: o pacote certo contra as ameaças virtuais
Testamos pacotes de antivírus gratuitos, que precisam melhorar funções como o firewall. Mesmo assim, não dá para deixar seu PC sem essa cobertura.
28 abril 2015 |
Cadeados2

Clicar em um link insuspeito na Internet pode resultar em grandes dores de cabeça. Os inúmeros casos de famosos, brasileiros e estrangeiros, que tiveram fotos pessoais roubadas que o digam. Assim, a mais importante conclusão de nossa avaliação de 12 pacotes de Internet Security e quatro antivírus gratuitos é que, para não ser vítima de um crime semelhante, você deve ter um Internet Security instalado em sua máquina.

Além, é claro, de pensar duas vezes antes de clicar em links de origem desconhecida. E mais: caso não queira gastar dinheiro em um programa pago, embora isso seja a melhor opção, optar por um antivírus gratuito já ajuda a proteger seu PC. Acima de tudo, nunca deixe seu computador sem qualquer tipo de resguardo.  

No caso de malwares, esses vírus que permitem que sua máquina seja acessada remotamente e seus dados e suas fotos, roubados, o desempenho de pacotes de Internet Security pagos e antivírus gratuitos é semelhante.

Programe seu antivírus para fazer varreduras semanais

Uma dica importante é programar o antivírus para fazer uma varredura semanal e, de preferência, com a Internet ligada, que se mostrou mais eficiente do que fazer um scanoff-line (sem o PC estar conectado à rede). Constatamos que a diferença de resultados pode ser expressiva em alguns pacotes, como o Trend Micro, cuja eficácia sobe de 69% (off-line) para 97% (on-line).

Com proteção limitada, Windows Defender só é complemento

Caso use apenas o Windows Defender (que já vem com o Windows 8.1), saiba que ele não possui essa função. Além do mais, ele se mostrou o pior de todos na detecção de páginas de phishing, uma fraude eletrônica caracterizada por tentativas de roubar dados como senhas e números de cartões de crédito. Ou seja, nunca dependa apenas desse programa. Prefira investir em pacotes como Kasperksy, McAfee, Norton, Trend Micro e Bitdefender, que foram os melhores nesse aspecto.

Apenas G Data e Kaspersky são bons em varreduras off-line

A disparidade de resultados entre varreduras on-line e off-line também é evidente na detecção de infecções em tempo real, ou seja, na hora de acessar um site e fazer um download, ou quando você conecta seu pen drive. Apenas os softwares G Data e Kaspersky se saíram bem quando o PC não estava ligado à Internet.

Função de firewall é limitada em quase todos os pacotes

Um resultado preocupante, embora já tenha evoluído em relação ao nosso último teste, foi o desempenho fraco do firewall, que é a eficácia em bloquear a saída e a entrada de dados do computador. O Panda, o pior nesse quesito, se mostrou falho, enquanto o melhor foi o Norton, seguido por Eset, McAfee e GData.   

Outra avaliação que melhorou frente à nossa avaliação passada foi a do tempo de identificação e remoção de vírus, em que o Bitdefender foi o grande destaque, por ter detectado a ameaça no mesmo dia em que a colocamos no computador. Já o Trend Micro, seguido por McAfee e Panda, foi lento.

Confira os resultados do teste e nossas escolhas certas. Não deixe, ainda, de acessar nosso comparador para analisar diversos pacotes de Internet Security e seus preços.

 

Gostou deste conteúdo? Cadastre-se agora e ganhe acesso ao conteúdo exclusivo que reservamos para você!

Leia também

apple
remédios
comida

Deixe seu comentário()

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.