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Aplicativos como Uber facilitam transporte e precisam ser regulamentados

06 julho 2015
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06 julho 2015

Atual alvo de ataques pelos motoristas de táxi, o Uber está em mais de 300 cidades de 57 países. No Brasil, cidades como SP, RJ, Brasília e BH já utilizam o aplicativo, e PROTESTE defende regulamentação.

O Uber é um aplicativo que informa e dá os meios para obter serviços de transporte de prestadores de transporte terceirizados. Apesar dos conflitos com taxistas, a ferramenta é mais uma opção de transporte, tem menor custo, facilita a vida dos usuários e precisa ser regulamentada, porém, situação no Brasil ainda é indefinida.

Medidas prevêem proibições e multas


Em São Paulo, a Prefeitura considera irregular o serviço e a Câmara Municipal aprovou o projeto de lei 349/2014, proibindo o uso de carros particulares cadastrados em aplicativos para transporte remunerado de pessoas. Após passar por segunda votação terá que ser sancionado pelo prefeito Fernando Haddad.

A associação entre empresas administradoras desses aplicativos e estabelecimentos comerciais também será proibida. Se a medida entrar em vigor, quem descumprir a regra pagará multa de R$ 1,7 mil, terá o veículo apreendido e poderá sofrer outras sanções.


Ferramenta facilita o dia a dia


Na avaliação da PROTESTE os aplicativos que conectam motoristas particulares e passageiros são ferramentas que facilitam a vida do consumidor e precisam ser regulamentados

Quanto mais opção para o consumidor, melhor para fazer uma escolha adequada do serviço que deseja. “Não podemos fechar os olhos a novos modelos de negócio, principalmente dos que vão na linha do consumo colaborativo, em período de crise”, avalia Maria Inês Dolci, coordenadora institucional da PROTESTE.

Os usuários do serviço elogiam o custo menor em relação ao cobrado pelos táxis, e  também esperam que ele seja regulamentado. Trata-se de um modelo novo que a PROTESTE vai acompanhar.



Como funciona o aplicativo


É importante ter cuidados ao utilizar o serviço, pois é preciso fornecer os dados do cartão de crédito além do número do telefone celular e os dados pessoais, ao se cadastrar. Após o registro é aberta uma conta pessoal, acessada com uma senha de escolha do usuário.

O aplicativo permite o envio de uma solicitação de serviço de transporte para um fornecedor de transporte. O receptor GPS, instalado no smartphone no qual foi feito o download do aplicativo, detecta a localização e envia as informações de localização para o fornecedor de transporte. 

O motorista pode aceitar ou rejeitar cada solicitação de serviço, e tem a possibilidade de utilizar o aplicativo para receber as oportunidades geradas através do aplicativo

Ao aceitar a solicitação, o aplicativo notifica o usuário, que receberá as informações incluindo seu nome, número de licença do veículo, classificação de serviço ao cliente, e telefone de contato com o motorista. O aplicativo também permite visualizar o deslocamento do fornecedor de transporte até o ponto de embarque, em tempo real.

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