Veja todas as publicações da PROTESTE em seu celular ou tablet!

Aprenda a proteger sua privacidade no Facebook
São dicas simples que, além de evitar constrangimentos, te protegem de entregar a outras pessoas mais informações do que você deseja compartilhar
09 abril 2018 |
facebook-dicas-privacidade

Aquele chope com os amigos, um almoço em família, a viagem de férias ou até mesmo conquistas profissionais e acadêmicas: é difícil encontrar pessoas que, nos dias de hoje, não compartilhem ou tenham compartilhado alguma dessas experiências no Facebook. 

Só que, ao participar da rede social mais popular do mundo (com 2 bilhões de usuários, sendo 130 milhões só no Brasil) é recomendável levar a sério o recurso “configurações de privacidade”. 

Isso porque a exposição pode te custar desde comentários indesejados de parentes e amigos, até aquele emprego dos sonhos.  Por isso, separamos algumas dicas que você pode seguir para evitar transtornos:

Evite marcações indesejadas – Você pode ativar um recurso que impede que as marcações que foram feitas ao seu perfil apareçam em sua linha do tempo. Para isso, vá em "Configurações", depois em "Configurações da conta" e então em  "Privacidade". 

conf-da-conta---opcoes

Edite a permissão de marcações em fotos e controle o que é mostrado na sua linha do tempo - Para isso, vá em "linha do tempo e marcações". Dessa forma, você define quem pode publicar e vizualizar as publicações do seu perfil, além de poder analisar publicações nas quais você foi marcado antes de que elas apareçam na sua linha do tempo.

 quem-pode-ver-publicacoes

 

Descubra se alguém tentou invadir a sua conta - Como medida de privacidade e de segurança, o Facebook pode emitir avisos sempre que a sua conta for acessada de um aparelho diferente. Em “Configurações”, vá até “Segurança e login”e “Receba alertas sobre logins não reconhecidos”. As mensagens incluem a data e a hora do acesso e podem ser enviadas por SMS, email ou notificação.

 configuracoes-da-conta-v2

Descubra como cada usuário enxerga o seu perfil - A função “Ver como” está disponível apenas na versão desktop. Na parte superior da tela principal do seu perfil. Essa opção te permite conferir como outros usuários que estão na sua lista de amigos enxergam as suas informações e publicações. É possível selecionar pessoas específicas e, caso o resultado não te agrade, basta editar as configurações de visibilidade pertinentes.

facebook-dica-6

• Escolha quem pode ver a sua lista de amigos - O Facebook te possibilita ocultar até sua lista de amigos. Para isso, vá em “Editar privacidade”. Você pode escolher entre vários configurações – incluindo a opção “Somente eu”. 

lista-de-amigos

 Gerencie os apps que têm acesso ao Facebook e aos seus dados - Qualquer tipo de jogo, quizz ou qualquer sites ou aplicativo que usem seu perfil do Facebook como login podem ter acesso aos seus dados particulares. Veja como impedir que coletem suas informações pessoais. 

informacoes-pessoais-apps

Gostou deste conteúdo? Cadastre-se agora e receba gratuitamente informações da PROTESTE! Se você é associado e precisa de ajuda, ligue para nosso Serviço de Defesa do Consumidor pelo 0800 282 2204 (de telefone fixo) ou (21) 3906-3900 (de celular).

Leia também

celular-perdido
plano-de-celular
apple
moto-x4-aparelho

Deixe seu comentário()

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.