Mais Barato PROTESTE: Utilize nosso plugin e garanta os menores preços, nas melhores lojas!

Chromebook: o notebook do Google
Apesar de inovar ao usar o sistema operacional Chrome OS e focar no conceito de ‘nuvem’, primeiro notebook do Google não deve vingar.
07 julho 2011 |

Lançado em junho nos EUA e ainda sem previsão de chegada ao Brasil, o Chromebook, fabricado pela Samsung e Acer, é a primeira incursão do poderoso Google no universo dos notebooks. O criador do mais popular site de buscas do mundo inova com este computador baseado no conceito de ‘nuvem’, no qual tudo é armazenado na Internet. Mas há sérios problemas.   

Vantagens de ‘estar nas nuvens’

  • Adeus, HD! No caso de acidente/roubo, os documentos seguem intactos, já que estão na Internet.
  • Velocidade: Sem programas e arquivos, leva menos de dez segundos para iniciar. 
  • Esqueça de atualizar as aplicações! O Chrome OS é atualizado cada vez que se conecta à Internet.   

Caro e dependente da Internet

  • Já que seus dados estão na Internet, o que acontece em uma eventual perda? Há indenização - e quem é responsável? Atenção, pois algumas cláusulas do Chrome incluem renúncias às suas garantias. Por isso, não confie 100% na computação em nuvem e faça um back-up dos arquivos importantes. 
  • O usuário vira ‘refém’ da Internet, pois tudo depende do acesso à rede, gerando mais custos, como necessidade de ter Wi-Fi e 3G.
  • Sem HD, o Chromebook deve ser leve e barato, certo? Errado. É difícil entender por que este notebook é maior, mais pesado e caro do que os tradicionais.     

Características

Com tela de 12” e peso de 1,5 kg, o Chromebook tem 16 GB de memória, 2GB de memória RAM e bateria útil de 6 horas (Acer) e 8,5 horas (Samsung). Ele vem com processador Intel Atom, duas entradas USB, leitor de cartão de memória e Wi-FI (o 3G é opcional). Nos EUA, onde só é comercializado até agora, custa entre US$ 429 e US$ 499.   

Veredito

Apesar de ser outra iniciativa ousada do Google, o Chromebook é pouco competitivo tanto em termos de equipamento como de preço, e não deverá ter vida longa.

Mesmo o seu conceito de computação em nuvem pode ser aproveitado por qualquer um: basta instalar o navegador gratuito Google Chrome e usar as aplicações que mais lhe interessarem do Chrome Web Store.

 

Leia também

Zoom de cartão de crédito
Economia celular
Consumidor confuso

Deixe seu comentário()

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.