Veja todas as publicações da PROTESTE em seu celular ou tablet!

Chromebook: o notebook do Google
Apesar de inovar ao usar o sistema operacional Chrome OS e focar no conceito de ‘nuvem’, primeiro notebook do Google não deve vingar.
07 julho 2011 |

Lançado em junho nos EUA e ainda sem previsão de chegada ao Brasil, o Chromebook, fabricado pela Samsung e Acer, é a primeira incursão do poderoso Google no universo dos notebooks. O criador do mais popular site de buscas do mundo inova com este computador baseado no conceito de ‘nuvem’, no qual tudo é armazenado na Internet. Mas há sérios problemas.   

Vantagens de ‘estar nas nuvens’

  • Adeus, HD! No caso de acidente/roubo, os documentos seguem intactos, já que estão na Internet.
  • Velocidade: Sem programas e arquivos, leva menos de dez segundos para iniciar. 
  • Esqueça de atualizar as aplicações! O Chrome OS é atualizado cada vez que se conecta à Internet.   

Caro e dependente da Internet

  • Já que seus dados estão na Internet, o que acontece em uma eventual perda? Há indenização - e quem é responsável? Atenção, pois algumas cláusulas do Chrome incluem renúncias às suas garantias. Por isso, não confie 100% na computação em nuvem e faça um back-up dos arquivos importantes. 
  • O usuário vira ‘refém’ da Internet, pois tudo depende do acesso à rede, gerando mais custos, como necessidade de ter Wi-Fi e 3G.
  • Sem HD, o Chromebook deve ser leve e barato, certo? Errado. É difícil entender por que este notebook é maior, mais pesado e caro do que os tradicionais.     

Características

Com tela de 12” e peso de 1,5 kg, o Chromebook tem 16 GB de memória, 2GB de memória RAM e bateria útil de 6 horas (Acer) e 8,5 horas (Samsung). Ele vem com processador Intel Atom, duas entradas USB, leitor de cartão de memória e Wi-FI (o 3G é opcional). Nos EUA, onde só é comercializado até agora, custa entre US$ 429 e US$ 499.   

Veredito

Apesar de ser outra iniciativa ousada do Google, o Chromebook é pouco competitivo tanto em termos de equipamento como de preço, e não deverá ter vida longa.

Mesmo o seu conceito de computação em nuvem pode ser aproveitado por qualquer um: basta instalar o navegador gratuito Google Chrome e usar as aplicações que mais lhe interessarem do Chrome Web Store.

 

Leia também

bitcoin-o-que-e
plano-de-celular
bitcoin-criptografia

Deixe seu comentário()

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.