Veja todas as publicações da PROTESTE em seu celular ou tablet!

Conheça as funções da assistente inteligente Cortana no Windows 10
Com origem do Windows phone, a assistente pessoal chega ao novo Windows 10 cheia funções, novidades e possibilidades. Confira nossas primeiras impressões sobre os novos recursos e veja se vale a pena utilizá-la.
29 outubro 2015 |

Nascida no Windows phone, Cortana foi criada para auxiliar na interação com o smartphone e agora, ela também está presente do Windows 10 com diversas funções e possibilidades que prometem melhorar a experiência do usuário na interação com a mais nova versão do sistema operacional. Veja nossas primeiras impressões e confira como ela pode simplificar várias situações do seu dia a dia.  

Para quem não sabe, Cortana originou-se do jogo “Halo” e ela era um personagem de inteligência artificial que ajudava o personagem principal do jogo, e seguindo esse conceito, a Microsoft acabou usando o mesmo nome para a assistente inteligente de seu sistema operacional Windows 10.  

No Windows 10 ela está presente na barra lateral do menu iniciar, chamada “Pesquisa na web e no Windows”. Ao clicar nela aparecerá um circulo azul dizendo “oi” para você, e a partir daí poderá te ajudar a localizar algum arquivo. De forma simples e prática, basta clicar na barra, escrever ou falar no microfone o que você deseja que ela procure. 

A novidade é que além da busca, existe uma gama de funcionalidades que também podem ser feitas com ela. Veja quais são: 


Conversar como se ela fosse humana 

Sim. Será possível conversar com ela e fazer perguntas específicas como “Quantos anos você tem?” ou “Quem é você?”. Além disso, será possível perguntar: “Qual o placar do jogo do Flamengo no domingo passado?” ou “Quantas calorias possui um ovo?”. A Cortana usará sua inteligência artificial junto com pesquisas no buscador para poder entregar a melhor resposta para a sua pergunta. 

Organizar sua agenda 

Ao dizer ou escrever “Mude o evento que eu terei às 3 horas da tarde para 4 horas da terde”, ela conseguirá entrar na sua agenda em seu computador e mudar de acordo com sua informação. Do mesmo modo, também será possível colocar algo na sua agenda como “Me lembre de ligar para minha mãe às 5 horas da tarde”.

Perguntar sobre previsão do tempo e locais 

Ao perguntar para ela se será necessário usar guarda-chuva, ela prontamente te indicará a temperatura que estará na sua localização usando o seu GPS e se irá fazer sol ou não. A pergunta pode ser feita de várias maneiras como: “Vai fazer frio lá fora?” ou “Como está o tempo hoje?”, entre outras. Uma opção de pergunta que também será prontamente respondida pela Cortana é sobre localização de lugares específicos, como: “Tem alguma pizzaria que realize entregas próximas a mim?” ou “Onde fica o Cristo redentor?”.

Fazer ligações e enviar mensagens 

Também é possível fazer ligações pela Cortana. Para isso, basta falar: “Ligue para o Pedro pelo Skype” e até mesmo mandar mensagens via mensagens dizendo “Envie mensagem pelo Skype para a Ana: - Vamos sair hoje?”.

Perguntar sobre fatos e acontecimentos 

Você pode também fazer perguntas gerais como: “Qual é o maior país do mundo?” ou “Quem é a presidente do Brasil?” e elas também são prontamente respondidas. Além disso, mesmo perguntas relacionadas a acontecimentos atuais como: “Qual é o último placar do brasileirão?”, também são respondidas pela Cortana.

Aqui no Brasil, a chegada da Cortana ao Windows 10 está planejada para acontecer ainda este ano. 

 

Gostou deste conteúdo? Cadastre-se agora e receba gratuitamente informações da PROTESTE!

Leia também

apple
foto-celular
preco-galaxy-s7
Internet 2

Deixe seu comentário()

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.