Veja todas as publicações da PROTESTE em seu celular ou tablet!

Controle dos novos consoles não impressionam
Os especialistas da PROTESTE testaram os controles de cada videogame na feira Brasil Game Show, em São Paulo. Confira aqui as mudanças e avaliações.
30 outubro 2013 |


No estande da Microsoft o controle do Xbox One foi testado. Ele é bem parecido com o da geração anterior e as modificações ficaram por conta do tamanho. O novo controle aparenta ser um pouco maior e mais pesado. Mas, os d-pad (botões direcionais) estão reformulados e agora esta em um formato côncavo. Ele aceita melhor o toque do dedo, o que melhorou o desempenho para jogos de luta.

 

Assim como o d-pad, as alavancas também estão em formato côncavo, com bastante precisão e leveza. A luz emitida pelo botão central é bastante forte. Ele também ficou longe do alcance dos dedos. A pegada do controle foi o que mais impressionou e o que mais decepcionou foi o peso, mas não foi possível saber se estava com o kit de bateria ou se eram as pilhas do controle.

 

Já o novo Dualshock 4, controle do console da Sony, mudou mais o formato, que havia sofrido pequenas mudanças desde seu primeiro modelo. Desta vez, ele está mais arredondado e tem alguns novos botões. O botão share que grava e compartilha vídeos, e o botão options, que reúne em um único lugar o botão start e o select.


O controle está extremamente leve. Até pareceu não ter bateria, porém as arestas do analógico destacadas podem incomodar o uso. O novo touch pad, na verdade, é apenas um grande botão, pois ele afunda ao toque em qualquer parte dele. Isso pode decepcionar quem achava que seria um painel touch como o de um notebook, por exemplo.

 

O controle tem uma saída que aparenta ser de som, mas nenhum jogo fez uso dela, ou pelo menos não escutamos devido à quantidade de barulho do evento. O botão R2 e L2 estão com novo visual e aceitam melhor o dedo e o toque ao ser acionado. A luz do controle azul brilhante dava um charme ao controle, lembrando um pouco o Move.

O controle do Xbox One vai custar R$ 259 em solo brasileiro. O kit charge & play ficará por R$ 149. Esse kit substitui a pilha por uma bateria com carregador. A Sony não divulgou o preço do controle para o Brasil. O Brasil Game Show mostrou ao público as novidades da nova geração de videogames que, embora tenha sido iniciada com o lançamento do Wii U em 2012, terá seu brilho em novembro com o lançamento dos dois consoles citados nesta avaliação.

Leia também

economizar
Zoom de cartão de crédito
Consumidor confuso
dúvidas

Deixe seu comentário()

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.