Notícia

Controle o que o Google sabe sobre você

19 dezembro 2014

19 dezembro 2014

Você sabia que o Google coleta informações sobre sua rotina para oferecer propagandas direcionadas para o seu perfil? Confira as dicas da PROTESTE e saiba como configurar sua privacidade na rede.

Provavelmente, ao navegar na Internet, ler seus e-mails e fazer compras online, você já notou que aparecem anúncios do Google em sites relacionados ao que está pesquisando ou visualizando. Porém, se você prefere resguardar sua vida pessoal e não ser bombardeado de propagandas, confira as dicas da PROTESTE e aprenda a configurar sua privacidade na rede.

Confira o passo-a-passo:

Acesse a página de configurações para acessar a sua conta do Google:

  • Informações pessoais;
  • Segurança;
  • Idioma;
  • Ferramentas de dados;
  • Histórico da conta.

O seu "Histórico da conta" é separado em cinco setores:

  • Coisas que você pesquisa;
  • Lugares que você frequenta;
  • Vídeos que você pesquisa no YouTube;
  • Vídeos a que você assiste no YouTube.

Como você pode conferir, existe o botão “pausar” e “ativar” para cada um deles. Ao clicar no botão você interrompe ou ativa o armazenamento de históricos.

Nesta página você pode analisar tudo o que já fez enquanto esteve conectado ao Google. E, ainda, é possível remover qualquer item do histórico ou até mesmo excluir todos os itens do histórico de uma vez só.

Gerenciamento de anúncios

Os anúncios que você vê têm como base aquilo que você pesquisou, sua localização e o horário do dia. E no final desta página em “Configurações Relacionadas” você pode editar seus anúncios em “Editar configurações”:

Anúncios em websites de toda a Web

Por conta das configurações acima, você vê anúncios de vários formatos (gráfico, de texto e em vídeo) em sites e em aplicativos que fazem parceria com o Google, também conhecidos como a Rede de Display do Google.

Editando estas configurações você pode controlar quais tipos de anúncios do Google são exibidos durante sua navegação.  

Na área de “Interesses”, ao clicar em “Editar”, são exibidos os assuntos considerados interessantes pelo usuário. É com esta seleção de interesses que os servidores determinam como direcionar os anúncios relacionados ao seu perfil. Para alterar ou excluir seus interesses clique em "Editar".

Lembre-se, é preciso desativar anúncios com base em interesses em todos os navegadores e dispositivos que você usa no seu computador.

Se você quiser saber ainda mais informações visite a página “Central de Ajuda de Anúncios para o Consumidor” para saber mais sobre como o Google oferece anúncios. Nesta página você pode ler a "Política de Privacidade Políticas do Google" e princípios sobre dados e privacidade online.

Gerenciamento do Google Maps 

Já o Google Maps é uma das ferramentas mais intimidantes, pois indica sua localização atual. Nela é possível visualizar os dados escolhendo as datas, e assim, apagar as informações de alguns dias ou então exportar todo o conteúdo. E, ainda, o sistema operacional Android autoriza automaticamente o funcionamento o uso dessa ferramenta.

Com estas informações você tem a opção de configurar sua privacidade e não deixar o Google saber sobre tantas coisas a seu respeito. Afinal, o argumento do Google que seus anúncios são essenciais para financiar websites é um pouco duvidoso, já que a multinacional ganha muito dinheiro com a sua Rede de Display composta por mais de um milhão de websites, vídeos e aplicativos.

Gostou deste conteúdo? Cadastre-se agora e ganhe acesso ao conteúdo exclusivo que reservamos para você!



Imprimir Enviar a um amigo