Notícia

Descarte corretamente os cartuchos

16 junho 2014

16 junho 2014

Se você jogá-los fora como lixo comum, partes plásticas e metálicas dessas peças não poderão ser reaproveitadas.

Entrevistado: Carlos Confort, químico da PROTESTE

Explique por que os cartuchos usados, quando descartados de modo errado, tornam-se nocivos ao meio ambiente. 

Ao jogar fora um cartucho (que contém tinta líquida) ou toner (tubo de tinta em) como um lixo comum, resíduos sólidos e líquidos, que são poluidores, entram em contato com o meio ambiente. Além disso, partes plásticas e metálicas acabam sendo desperdiçadas, já que poderiam ser reaproveitadas para fabricar novos componentes de informática.

 

Como o consumidor pode fazer o descarte correto deles?

Hoje, a maioria das indústrias que fabricam toners e cartuchos contam com programas de reciclagem. Procure pelos pontos de coleta nos sites dessas empresas na Internet. Outra alternativa é reutilizar o cartucho, já que existem lojas que realizam esse serviço.

 

E papéis recicláveis para impressão, são fáceis de ser encontrados?

Sim, em qualquer papelaria é possível encontrar esse tipo de papel. Embora o reciclado seja mais caro, ele evita o desmatamento de florestas. Porém, tão importante quanto usar papel reciclado é reduzir o uso do mesmo, de um modo geral. Portanto, imprima só o necessário.

 

Quais as dicas para o consumidor economizar no uso e na compra de papel e preservar o meio ambiente?

Sempre que possível, use o modo frente e verso para imprimir. Você também pode aproveitar as folhas já usadas de um lado para recortá-las e fazer pequenos blocos de anotações. Procure salvar arquivos em CDs, pen-drives ou HDs externos, em vez de mantê-los impressos.

 


Imprimir Enviar a um amigo