Notícia

Facebook: evite os hackers

16 setembro 2013

16 setembro 2013

Proteja seu perfil de vírus e acessos desconhecidos com as dicas de segurança que temos para você. Evite problemas e aproveite a rede social.

Evitar usar computadores públicos, sempre fazer logout, não compartilhar a senha e manter um antivírus atualizado. Essas são algumas das formas de ficar seguro no Facebook. Mas você pode fazer alguns ajustes para aprimorar sua segurança. Para acessá-los, clique em Opções (ícone de engrenagem), Configurações da conta, e depois em Segurança.

Primeiro você deve garantir uma navegação segura. Ela faz com que toda a comunicação entre Facebook e computador seja encriptada a partir do protocolo HTTPS. Outros usuários da mesma rede podem interceptar a comunicação para tentar obter suas credenciais de usuário. Esta opção dificulta essa atuação.
Opção de segurança de navegação segura
A conexão https é mais segura do que a http.

Também é possível receber notificações de login para evitar acessos desconhecidos. Alerta são enviados quando sua conta for acessada por um dispositivo desconhecido. Escolha ser avisado por e-mail, SMS ou notificação da própria rede social. A partir do alerta é possível bloquear a conta para garantir a segurança do seu perfil.

Caso sua senha e usuário sejam descobertos mesmo assim, há como se proteger. Ao selecionar a opção Aprovações de login, um código numérico será exigido em dispositivos desconhecidos. Ele só é acessível por celular. A caixa de diálogo abaixo surge para proteger sua conta:

Caixa de diálogo de aprovação de login
A aprovação de login exige um código de verificação.

Se você não quer aguardar o SMS, pode usar o Gerador de códigos. Ele faz parte do aplicativo do Facebook. Basta que o aplicativo esteja instalado e o celular ligado para usar.  Um código de login exclusivo é criado a cada 30 segundos, mesmo quando você não está conectado à internet, portanto sempre tem um código à disposição. Saiba como ativá-lo no seu aplicativo aqui.

Em Dispositivos reconhecidos os dispositivos que não tem exigência de códigos de verificação são visíveis. Remova dispositivos indesejados. Você pode ver os acessos na sua conta através das Sessões ativas.  Elas mostram os acessos recentes com data, hora, local e dispositivo. Encontrou um acesso desconhecido? Clique em Encerrar todas as atividades para evitar o login.

Caixa da opção Sessões ativas
As sessões ativas permitem que os acessos recentes sejam vistos.

Se mesmo com essas dicas você ainda tiver problema com hackers, os Contatos de confiança vão ajudar. Escolha entre três e cinco pessoas. Caso a sua conta seja comprometida, peça aos contatos de confiança para cada um gerar um código. Juntando todos os códigos, é possível mudar a senha da sua conta.


Imprimir Enviar a um amigo