Notícia

HD externo x Nuvem: como armazenar dados

11 julho 2013

11 julho 2013

Apesar de estar atrás de computadores, CD´s e DVD´s, o HD externo e o armazenamento "em nuvem" já são opções reais para arquivar documentos digitais. Por isso, a PROTESTE ouviu os usuários para descobrir as funções de cada produto.

O computador, o CD e o DVD não são as únicas formas de arquivar seus dados digitais, existem também opções como os HD´s externos e serviços de armazenamento em nuvem. A PROTESTE ouviu 6.885 usuários de diversos países como o Brasil, Bélgica, Espanha, Itália e Portugal para descobrir qual a melhor forma de armazenar dados. Porém, a escolha certa depende do que você deseja salvar.

No Brasil, 71% dos usuários guardam arquivos no computador.  Os CD´s e DVD´s aparecem como 57% da preferência. Com 55%, o HD externo é o terceiro meio mais utilizado para arquivar documentos, seguido pelo armazenamento em nuvem com 53% — confira o gráfico abaixo:

Computador é o local mais utilizado pelo brasileiro para armazenar dados.

Características dos produtos

O HD é o disco rígido do computador que guarda os dados. O HD externo é um periférico, como o Pen Drive, porém com maior capacidade — até mais de 1000 GB. Segundo os dados 40% dos entrevistados usam os de 500 GB. Mais da metade, 71%, dos HD´s têm conexão USB 2.0, que transfere 60 MB de dados por segundo. São gastos entre R$ 200 e R$ 399 em produtos com essas características. 

Já o armazenamento em nuvem usa a memória de computadores conectados pela internet e quando utilizado este tipo de armazenamento a memória do computador não é ocupada, pois os dados ficam na rede. Existem serviços, Dropbox e SkyDrive por exemplo, para armazenar dados em nuvem. Eles possuem planos para diversas capacidades de memória. No entanto, as versões gratuitas dominam o mercado e 91% dos participantes são usuários desta versão de até 5 GB de capacidade.

Qual escolher?

Se você pretende fazer backups e arquivar documentos o melhor é usar o armazenamento em nuvem. A menor capacidade das versões gratuitas suportam documentos leves, além de dispensar espaço físico na mala ou mochila. Se for necessária mais memória, um plano de capacidade maior pode ser contratado.

Já o HD externo, de acordo com os participantes, é para quem pretende guardar músicas, fotos e vídeos devido à capacidade maior. A velocidade de download e a facilidade de uso são os principais pontos que as pessoas observam na hora de escolher a forma de armazenar dados.

Imprimir Enviar a um amigo