O computador, o CD e o DVD não são as únicas formas de arquivar seus dados digitais, existem também opções como os HD´s externos e serviços de armazenamento em nuvem. A PROTESTE ouviu 6.885 usuários de diversos países como o Brasil, Bélgica, Espanha, Itália e Portugal para descobrir qual a melhor forma de armazenar dados. Porém, a escolha certa depende do que você deseja salvar.
No Brasil, 71% dos usuários guardam arquivos no computador. Os CD´s e DVD´s aparecem como 57% da preferência. Com 55%, o HD externo é o terceiro meio mais utilizado para arquivar documentos, seguido pelo armazenamento em nuvem com 53% — confira o gráfico abaixo:
Características dos produtos
O HD é o disco rígido do computador que guarda os dados. O HD externo é um periférico, como o Pen Drive, porém com maior capacidade — até mais de 1000 GB. Segundo os dados 40% dos entrevistados usam os de 500 GB. Mais da metade, 71%, dos HD´s têm conexão USB 2.0, que transfere 60 MB de dados por segundo. São gastos entre R$ 200 e R$ 399 em produtos com essas características.
Já o armazenamento em nuvem usa a memória de computadores conectados pela internet e quando utilizado este tipo de armazenamento a memória do computador não é ocupada, pois os dados ficam na rede. Existem serviços, Dropbox e SkyDrive por exemplo, para armazenar dados em nuvem. Eles possuem planos para diversas capacidades de memória. No entanto, as versões gratuitas dominam o mercado e 91% dos participantes são usuários desta versão de até 5 GB de capacidade.
Qual escolher?
Se você pretende fazer backups e arquivar documentos o melhor é usar o armazenamento em nuvem. A menor capacidade das versões gratuitas suportam documentos leves, além de dispensar espaço físico na mala ou mochila. Se for necessária mais memória, um plano de capacidade maior pode ser contratado.