Notícia

Melhores Impressoras do Mercado - PROTESTE

18 maio 2015
impressora

18 maio 2015

Descubra quais são as melhores impressoras do mercado com o teste que a PROTESTE realizou. Acesse e leia a matéria completa com mais informações!

Impressoras multifuncionais

Várias impressoras multifuncionais disponíveis no mercado permitem que você imprima ou escaneie com simples toques, via celular ou tablet. Mas, por mais que suas funcionalidades sejam fáceis de usar, alguns modelos ainda deixam a desejar quando o assunto é o consumo de tinta. Foi o que constatamos em nosso mais recente teste.

Na sua principal função, imprimir, a maioria dos aparelhos foi bem avaliada, tanto na qualidade do resultado e na resistência das cores pós-impressão quanto no tempo despendido para desempenhar essa tarefa. 


Se a sua intenção for imprimir fotos em casa com uma das impressoras multifuncionais testadas, terá bons resultados. Todas se saíram muito bem com fotos e imagens coloridas. 


Para documentos em preto e branco e gráficos, a L210 foi considerada aceitável, porque as folhas impressas ficaram muito claras em relação às demais. Quanto ao tempo gasto para imprimir os quatro tipos de arquivo, somente a L210 e a Canon Pixma MG 3510 não tiveram bons resultados. 

Função scanner funciona bem nas impressoras

Outra função das multifuncionais que atrai muitos consumidores é o scanner, muito fácil de usar em todos os modelos que testamos. A qualidade e o tempo necessário para o scan de fotos e textos foram considerados bons para todas as amostras. 


Conferimos ainda o desempenho das multifuncionais ao fazer cópias de documentos impressos. Em geral, a qualidade das cópias de fotos foi muito melhor do que as de texto. A Epson L210, por exemplo, é ruim na impressão de textos monocromáticos. 


Consumo de tinta é maior com pausas 

Fizemos um teste sem pausas e o modelo L210 foi, disparado, a que imprimiu mais documentos (contudo, seu desempenho não pôde ser considerado em nossa avaliação, já que o modelo não utiliza cartucho como os demais). 


Enquanto ela alcançou 1.851 textos, a Expression XP-214, do mesmo fabricante, totalizou somente 272. A HP Pro 6830 teve o segundo melhor desempenho. No entanto, ela desperdiça muita tinta, além de seu cartucho ser um pouco mais caro que a média das outras multifuncionais. 


Conferimos ainda o consumo em impressões com pausas. Em vez de imprimir 20 textos e nove gráficos de uma só vez, enviamos diversos documentos durante três semanas e percebemos que alguns modelos utilizam mais tinta ao imprimir com pausas do que de modo contínuo. Por isso, sugerimos que você procure imprimir o máximo de arquivos de uma só vez.  


Para ter uma ideia, a HP Pro 6830 gastou quase três vezes mais tinta para imprimir com pausas do que de forma contínua. Para a mesma tarefa, a Epson XP-214 e a HP 5525 gastaram um pouco menos, enquanto os outros modelos precisaram somente de 18% a 66% a mais. 


Para chegarmos a esses valores, comparamos o peso do cartucho antes e depois das impressões. A Epson L210 não foi avaliada nesse critério, porque não há como obter o peso preciso do tanque de tinta. 

Como você pode ver na tabela abaixo, a Epson L210 imprime um número muito maior de fotos, gráficos e textos que as demais impressoras. Isso porque ela possui um tanque, em vez de cartucho, que permite o melhor aproveitamento da tinta.

Impressoras via rede Wi-Fi

E, como falamos no início deste artigo, as multifuncionais não dependem mais do computador para funcionar. O mercado oferece diversas opções que operam via rede Wi-Fi, como HP Advantage 3546, 5525 e 4646, Epson XP-411, HP 6830 e Canon MG3510.

  

Elas permitem de modo bem fácil que você mande imprimir arquivos de texto e imagem via celular ou tablet, que estejam salvos no próprio dispositivo, como anexos no seu e-mail e em sites de armazenamento. As demais impressoras oferecem o tradicional compartilhamento via cabo. 


Confira os resultados do teste e nossas escolhas certas. Não deixe, ainda, de acessar nosso comparador para analisar diversos modelos de impressoras e seus preços.


Gostou deste conteúdo? Cadastre-se agora e ganhe acesso ao conteúdo exclusivo que reservamos para você!



Imprimir Enviar a um amigo