Veja todas as publicações da PROTESTE em seu celular ou tablet!

Internet Security: pagar ou não?
Nem todos os pacotes de proteção virtual permitem uma navegação realmente segura e os antivírus gratuitos não "blindam" nas compras online ou acesso a bancos. Ainda assim, é arriscado deixar sua máquina desprotegida.
12 abril 2013 |

A Internet revolucionou a vida de todos, facilitando a troca de informações em tempo real. Mas, apesar de todo o avanço, há ameaças na rede que ainda não conseguimos impedir sem a proteção de programas especiais de segurança. Para evitar que você seja lesado por um crime virtual, levamos ao laboratório os principais pacotes de Internet Security (chamados popularmente de programas pagos de antivírus) disponíveis no mercado para avaliar seus pontos positivos e negativos.

As diferenças entre os softwares pagos e os gratuitos vão além do pagamento ou não pelo serviço. A maior proteção dos programas pagos justifica a cobrança. Embora não sejam infalíveis, em geral, eles foram mais eficientes na prevenção de ameaças e na remoção de arquivos infectados neste teste. Mas atenção: não é qualquer programa de Internet Security pago que vale a pena contratar. 

Para escolher a melhor opção é preciso considerar as diferenças significativas entre os antivírus gratuitos e os pacotes de Internet Security. As versões gratuitas têm apenas o antivírus, enquanto os pagos são pacotes que trazem, por exemplo, firewall e outras proteções como antispam, parental control e antiphishing.

Os programas Avira e Avast! oferecem uma proteção mediana para seu computador e o AVG é considerado inferior. Enquanto o Avira é mais fácil de usar e utiliza menos espaço do computador. O Avast! foi considerado mais eficiente na hora de prevenir e remover ameaças. Se você tiver de optar por um antivírus grátis, fique com o Avast!. Ele é um pouco complicado de usar, porém é mais eficaz que os demais.

Leia também

plano-de-celular
abertura-BCAA
taxa-juros
broken-car

Deixe seu comentário()

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.