Notícia

Mais proteção com Internet Security

17 abril 2014

17 abril 2014

Pacotes de antivírus não afastam todas as ameaças a que o seu computador está sujeito, mas reduzem as chances de infecção e melhoram a segurança dos seus dados. Alguns, no entanto, são pouco eficientes ou podem deixar o seu computador muito lento. Confira aqui qual a melhor opção para proteger o seu computador:

Saber como se proteger em um ambiente tão vasto como a Internet pode ser um desafio para os usuários, pois a cada dia novos vírus e ameaças são criados. Por isso a PROTESTE testou, pela terceira vez, programas de Internet Security para verificar se os pacotes oferecidos no mercado brasileiro de fato aumentam a segurança do seu computador.

Para quem costuma fazer operações financeiras pela Internet com frequência, é importante adquirir além do antivírus também um bom firewall. E alguns programas testados oferecem uma função especial para cartões de crédito, são eles:

  • Bitdefender.
  • Kaspersky.
  • Trend Micro.
  • Norton.
  • Panda.

Verificamos, ainda, que os antivírus gratuitos avaliados não são comparáveis com os pacotes de Internet Security. Porém, eles podem ser uma opção para alguns perfis de usuários. Se você preferir um programa gratuito, opte pelo Avast, que foi o mais bem avaliado nessa categoria.

Os programas avaliados não são muito pesados em relação ao espaço que ocupam no HD, a não ser pelo o Bitdefender, que precisa de quase 1,2 GB de espaço, enquanto a média geral é de 520 MB. No entanto, o uso de memória RAM no monitoramento do computador é alto. O McAfee é o que mais atrasou a inicialização do computador. Porém, o mais pesado e que consome mais memória RAM enquanto funciona é o GData (460 MB). O mais leve é o Avast (68 MB).

No desempenho do firewall, Kaspersky e Panda deixam três portas abertas no computador que podem acessadas por outro, caracterizando um ataque. O Norton deixa cinco e o McAfee, sete.

Na proteção em tempo real, os programas falham quando o assunto é rodar arquivos de pen drive infectados. Veja quais programas deixaram os malwares serem executados:

  • Eset.
  • Avira (ambos).
  • Trend Micro.
  • Norton McAfee.
  • Panda.

Também inserimos alguns vírus no computador e verificamos quanto tempo os programas levam para detectá-los. Trend Micro foi o pior de todos porque não conseguiu encontrar nenhum dos vírus colocados. McAfee e Norton também não localizaram um monte de vírus e demoraram muito para os que encontraram. O Panda demorou quase seis dias para achar os vírus e não percebeu dois deles.

Já com relação a páginas de Internet infectadas, AVG e Panda foram os que obtiveram os piores resultados. E concluímos que o Microsoft Security Essentials é fraco e realmente não protege o seu computador.

Confira quais foram os programas avaliados como melhor do teste e escolha certa, após os testes. E para economizar, a dica da PROTESTE na compra do seu Internet Security é adquirir a licença com mais pessoas.

Gostou deste conteúdo? Cadastre-se agora e ganhe acesso ao conteúdo exclusivo que reservamos para você!





Imprimir Enviar a um amigo