Veja todas as publicações da PROTESTE em seu celular ou tablet!

Netbooks: tamanho é documento
Além de caros, não são indicados para uso constante.
25 junho 2010 |

As tarefas de escritório são as que os netbooks desempenham com freqüência, e para estas não há diferença de desempenho entre os modelos testados, já que todos trazem configurações bem parecidas. Entretanto, a praticidade tem um preço: além do alto valor, os netbooks são indicados apenas para uso esporádico.

Tela reduzida
Os netbooks testados têm telas de 10,1", ou quase 26 cm de diagonal.

Configuração enxuta
O tamanho compacto e peso reduzido deixam os netbooks bem “básicos”, sem leitor de CD ou DVD, com menos memória que os laptops e processadores mais lentos.

Sem mudanças de sistema
Não é possível mudar em algumas marcas: o HP não aceitou o Linux e o Samsung não aceitou o Vista.

Pouca versatilidade
Apesar de todos trazerem as mesmas quantidades de entradas USB e conexões, apenas Lenovo e LG compartilham arquivos via Bluetooth com outros aparelhos com a mesma
tecnologia. Além disso, somente o LG também traz entrada Smart Link, que serve como um modem de 56 KB.

Conexão lenta
A placa do netbook da Lenovo tem velocidade máxima de 36 Mbps, enquanto Asus e LG conectam-se a no máximo 54 Mbps e HP a 48 Mbps. Nenhum dos modelos consegue se conectar com obstáculos de concreto entre ele e o ponto de acesso. Na conexão Wi-Fi, LG recebia 20% do sinal a 30m de distância, enquanto o Asus só recebia 2%. A 45 metros, nenhum se conecta.

Conforto zero
Devido à tela reduzida e ergonomia, não é recomendável substituir seu PC por um netbook – ou ter o netbook como única opção de computador.

Nada de jogos
Os netbooks testados não possuem capacidade gráfica para a instalação de jogos.

Gráficos limitados 
Os recursos gráficos são suficientes para navegar na internet e rodar programas básicos. Programas de edição de imagens, que exigem muita memória, não funcionam bem nos netbooks.  

Preço salgado
Os preços dos modelos avaliados variam entre R$ 999 e R$ 1.699, bem acima do valor encontrado em outros países.

Leia também

arsenio-no-arroz
alimentos-funcionais
Internet 2

Deixe seu comentário()

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.