Desde o início de setembro, os brasileiros contam com o serviço do Netflix para aluguel de filmes e seriados por streaming (execução rápida de vídeo e áudio via internet). O sistema é simples, você paga uma mensalidade, que custa R$ 14,90, e pode assistir filmes e seriados ilimitadamente. O primeiro mês é de graça, promoção prometida para ser recorrente e não apenas durante o lançamento.
A quantidade de filmes ainda não é grande e a maioria deles são “clássicos”, ou seja, títulos mais antigos. Não dá para encontrar Avatar ou seriados mais recentes. O acervo de séries também não é grande e tem muito desenho animado e novelas latinas desconhecidas pelos brasileiros. A ideia do Netflix é lançar conteúdos novos diariamente para dobrar o acervo até o final de 2011.
Quase 100% do acervo possuem legendas em português ou são dublados. E é possível encontrar alguns títulos em HD.
Tem que instalar ou no computador ou em vídeo-games.
Como é um serviço disponível apenas pela internet, não há entrega de DVD em casa, para assistir o Netflix você vai precisar de um computador e de uma conexão mínima de internet de 1 mega. O servidor se encarrega de ajustar automaticamente a qualidade do vídeo com a velocidade do usuário. Mas se você gosta de baixar coisas pela internet, é bom controlar as taxas de download e upload, para não comprometer a transmissão do filme.
Se você não curte ver filme no computador, a opção é instalar o Netflix nos consoles de vídeo game como o Playstation 3 e Nitendo Wii, a instalação no Xbox deve ocorrer até o fim do ano. Dá até para conectar pelo Plastation 2. Há televisões que possuem o aplicativo pré-instalado; é interessante perguntar ao vendedor da loja, quando for comprar sua TV, se o modelo escolhido já possui essa opção.
O Brasil é o primeiro país fora da América do Norte a ter o Netflix, cujo principal concorrente por aqui é o NetMovies, com 3.500 filmes e qualidade do serviço questionada. Bem, depois de duas semanas experimentado o Netflix, podemos afirmar que tem tudo para dar certo, desde que o brasileiro mude o costume de alugar filmes em locadoras físicas.