Veja todas as publicações da PROTESTE em seu celular ou tablet!

Proteja seus dados em sites de compras

Evite senhas previsíveis e não salve as informações do cartão de crédito no cadastro da loja on-line. Medidas simples como essas ajudam a evitar o roubo de dados. 

18 julho 2017 |
PIM_Segurança_01 (2)
Na segunda-feira, a Antecipe, consultora de segurança na Internet, informou que listas com logins e senhas de clientes de grandes lojas de varejo on-line foram divulgadas por hackers. Os usuários seriam de empresas de e-commerce como Casas Bahia, Centauro, Extra, HostGator, Magazine Luiza, Netshoes, Ponto Frio, Terra e Zipmail. 
 
Mais de 800 senhas e nomes de usuários teriam sido revelados, por meio de phishing (quando cibercriminosos induzem usuários a digitar senhas e logins usando como isca sites e e-mails falsos). 
 
Se você é cliente de uma dessas empresas, recomendamos que troque imediatamente sua senha nos cadastros dessas lojas. E, mesmo que não seja, é importante estar sempre atento aos dados que você insere e salva em bancos e nos sites de compras. Veja abaixo algumas dicas para manter suas informações menos vulneráveis: 
  

pimseguranca02-2

 
Não cadastre senhas previsíveis como “123456” ou “amor”, por exemplo. Ela deve ter mais de 6 caracteres e, se possível, mesclar números e letras para dificultar a vida de hackers e outros espertinhos de plantão.

A senha do banco deve ser única. Não a repita de modo algum em outros serviços on-line.

Não salve os dados do cartão de crédito na ficha cadastral do site. É melhor preencher os campos solicitados, sem guardá-los, a cada compra. É mais demorado, porém mais seguro. 

Utilize um pacote de Internet Security (veja aqui nossas indicações) no seu computador para prevenir ataques de phishing. A sua utilização é imprescindível para uma proteção digital.

Faça compras on-line somente em ambientes conhecidos, como o computador do trabalho ou da sua casa.

Evite clicar em links de produtos no Facebook e e-mails marketing que não sejam enviados pela própria loja virtual.

Gostou deste conteúdo? Cadastre-se agora e receba gratuitamente informações da PROTESTE! Se você é associado e precisa de ajuda, ligue para nosso Serviço de Defesa do Consumidor pelo 0800 282 2204 (de telefone fixo) ou (21) 3906-3900 (de celular).

Leia também

mulher sorrindo
sabonetes-faciais
plano-de-celular

Deixe seu comentário()

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.