Na segunda-feira, a Antecipe, consultora de segurança na Internet, informou que listas com logins e senhas de clientes de grandes lojas de varejo on-line foram divulgadas por hackers. Os usuários seriam de empresas de e-commerce como Casas Bahia, Centauro, Extra, HostGator, Magazine Luiza, Netshoes, Ponto Frio, Terra e Zipmail.
Mais de 800 senhas e nomes de usuários teriam sido revelados, por meio de phishing (quando cibercriminosos induzem usuários a digitar senhas e logins usando como isca sites e e-mails falsos).
Se você é cliente de uma dessas empresas, recomendamos que troque imediatamente sua senha nos cadastros dessas lojas. E, mesmo que não seja, é importante estar sempre atento aos dados que você insere e salva em bancos e nos sites de compras. Veja abaixo algumas dicas para manter suas informações menos vulneráveis:
.jpg?la=pt-br&rev=e8ccbf78-ade4-484a-82db-ac46534de929&hash=CE1BFF5A03D646DE85234D242D4FACCA&mw=960)
• Não cadastre senhas previsíveis como “123456” ou “amor”, por exemplo. Ela deve ter mais de 6 caracteres e, se possível, mesclar números e letras para dificultar a vida de hackers e outros espertinhos de plantão.
• A senha do banco deve ser única. Não a repita de modo algum em outros serviços on-line.
• Não salve os dados do cartão de crédito na ficha cadastral do site. É melhor preencher os campos solicitados, sem guardá-los, a cada compra. É mais demorado, porém mais seguro.
• Utilize um pacote de Internet Security (veja aqui nossas indicações) no seu computador para prevenir ataques de phishing. A sua utilização é imprescindível para uma proteção digital.
• Faça compras on-line somente em ambientes conhecidos, como o computador do trabalho ou da sua casa.
• Evite clicar em links de produtos no Facebook e e-mails marketing que não sejam enviados pela própria loja virtual.
Gostou deste conteúdo? Cadastre-se agora e receba gratuitamente informações da PROTESTE! Se você é associado e precisa de ajuda, ligue para nosso Serviço de Defesa do Consumidor pelo 0800 282 2204 (de telefone fixo) ou (21) 3906-3900 (de celular).