Notícia

Roteadores: bom desempenho é fundamental

05 fevereiro 2014

05 fevereiro 2014

É preciso atenção na hora da compra, pois nem sempre o mais caro é que garante maior velocidade à navegação.

Os roteadores são responsáveis pelo envio de pacotes de dados através do sinal de internet pela casa ou pelo escritório, permitindo o acesso à Web através de dispositivos móveis.

Por isso, é bom que o consumidor saiba que existem grandes diferenças de desempenho entre os produtos. Além disso, nem sempre as marcas mais conhecidas (e mais caras) são as melhores em desempenho.

Ao analisarmos seis diferentes marcas (Asus, DLINK, Intelbras, Linksys, Multilaser e TP-LINK), verificamos que todos os roteadores avaliados cumprem a sua função de distribuir o sinal. No entanto, há aparelhos que deixam a desejar quanto à velocidade.

Avaliamos o desempenho dos roteadores da seguinte maneira: um arquivo de diversas fotos com 187 MB de tamanho foi transferido de um computador para o outro usando a rede doméstica criada a partir do roteador.

O tempo de transferência foi medido e quanto menor, mais eficiente é o roteador. Levamos em consideração a distância do dispositivo: desempenho na mesma sala e desempenho no corredor.

No teste, verificamos as seguintes características:

  • Versatilidade – As principais funções dos aparelhos foram levantadas e as amostras com mais funções presentes foram melhores avaliadas.
  • Configuração do roteador – Aqui foram avaliadas as primeiras configurações, configuração avançadas e também a segurança do roteador.
  • Facilidade de uso – É a facilidade de configurar, corrigir problemas e observar o status do roteador.
  • Desempenho na mesma sala – Arquivos foram transferidos de um computador para o outro na mesma sala a uma distância de 2 metros do roteador. O quão mais veloz a transferência melhor avaliado foi o produto.
  • Desempenho no corredor – Mesma avaliação anterior, porém com maior distância entre a base e o computador e com obstáculos no caminho.

 

Apesar de serem fáceis de instalar, alguns possuem configurações que podem dificultar a vida do consumidor, como o Multilaser. Veja a avaliação de cada um dos modelos testados, preços e desempenho nos links ao lado.

 


Imprimir Enviar a um amigo