Por isso, é bom que o consumidor saiba que existem grandes diferenças de desempenho entre os produtos. Além disso, nem sempre as marcas mais conhecidas (e mais caras) são as melhores em desempenho.
Ao analisarmos seis diferentes marcas (Asus, DLINK, Intelbras, Linksys, Multilaser e TP-LINK), verificamos que todos os roteadores avaliados cumprem a sua função de distribuir o sinal. No entanto, há aparelhos que deixam a desejar quanto à velocidade.
Avaliamos o desempenho dos roteadores da seguinte maneira: um arquivo de diversas fotos com 187 MB de tamanho foi transferido de um computador para o outro usando a rede doméstica criada a partir do roteador.
O tempo de transferência foi medido e quanto menor, mais eficiente é o roteador. Levamos em consideração a distância do dispositivo: desempenho na mesma sala e desempenho no corredor.
No teste, verificamos as seguintes características:
Apesar de serem fáceis de instalar, alguns possuem configurações que podem dificultar a vida do consumidor, como o Multilaser. Veja a avaliação de cada um dos modelos testados, preços e desempenho nos links ao lado.