Veja todas as publicações da PROTESTE em seu celular ou tablet!

Proteja-se contra ransomware e outras ameaças virtuais
Não caia em armadilhas que vão te levar a sites falsos ou infectar seu computador. Para isso, basta estar sempre atento e ter um bom Internet Security.
22 maio 2017 |
Internet
Recentemente, várias empresas, espalhadas por diversos países, tiveram seus sistemas atacados pelo ransomware, chamado WannaCry. A partir daí, as atenções foram voltadas para essa espécie de sequestro de dados, cuja vítima precisa pagar um resgate, geralmente usando a moeda virtual bitcoin, para recuperar as informações. E quem imagina ser esse um problema que afeta apenas grandes companhias, está muito enganado. Até mesmo o usuário comum está suscetível a ele e também a outras ameaças (ou malwares) espalhados pela Internet. Para evitar esse transtorno, o melhor é tomar algumas medidas e, assim, proteger o seu computador de vírus e de outros “monstrinhos” indesejáveis. Veja quais:
 
Cuidado ao acessar as redes sociais -  Algum malware pode postar na timeline de um amigo seu um link com uma notícia “muito interessante” que vá te levar para uma “armadilha”. Por isso, sempre desconfie de todo conteúdo postado nas redes que direcione a um site externo. Algumas notícias possuem o início do link semelhante a um site conhecido, mas, ao clicar, você descobre que não é. Caso clique por engano, pare tudo e rode o seu Internet Security ou antivírus para verificar se seu computador foi infectado. A propósito, Internet Security é imprescindível. Acesse nosso comparador e veja as melhores opções.  

Tenha cautela ao baixar e instalar programas - Evite sites que buscam programas. Boa parte deles acaba instalando outros softwares além daqueles que você realmente quer. O melhor a fazer é acessar o site do fabricante e seguir o download recomendado por ele. 

Cuidado com e-mails desconhecidos -  Será que o seu banco enviaria um e-mail informando uma dívida? E o Departamento Estadual de Trânsito (Detran): cobraria o pagamento do Imposto sobre Circulação de Veículos Automotores (IPVA)? Mesmo que os dados estejam corretos, desconfie. Se receber um e-mail do seu banco, verifique se é normal eles mandarem esse tipo de mensagem. Infelizmente, e-mails falsos são comuns. Portanto, muita atenção com e-mails que tenham arquivos desconhecidos, sobretudo com extensão .exe, .com e .lnk e outros que necessitam de instalação.
 
Atualize programas e o sistema operacional -  Nunca deixe o seu sistema operacional desatualizado, principalmente se for o Windows, que, normalmente, é o mais atacado. O antivírus e o Internet Security também devem estar atualizados para que reconheçam novas ameaças circulando.
 
Cuidado com pen-drives e HDD externos - Mesmo ser for de alguma pessoa conhecida, faça a varredura com o Internet Security ou o antivírus sempre que plugar um pen-drive ou dispositivo similar em sua máquina.
 
Use um bom Internet Security - Primeiramente, existe diferença entre Internet Security e antivírus. O primeiro oferece proteção total contra ameaças de todos os tipos. Com ele, os malwares não conseguem roubar nem inserir dados infectados em sua máquina. Já o antivírus evita apenas o ataque de vírus.
 

Gostou deste conteúdo? Cadastre-se agora e receba gratuitamente informações da PROTESTE! Se você é associado e precisa de ajuda, ligue para nosso Serviço de Defesa do Consumidor pelo 0800 282 2204 (de telefone fixo) ou (21) 3906-3900 (de celular).

Leia também

virtus-crash-test
aeroporto
cancelar-passagem-aerea
aluno-inadimplente

Deixe seu comentário()

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.