Notícia

Saiba identificar golpes enviados por e-mail

25 março 2014

25 março 2014

É importante ficar atento aos golpes virtuais cada vez mais frequentes. Por isso, a PROTESTE preparou algumas dicas para você se proteger caso receba algum spear phishing na sua caixa de e-mail.

 

Hoje em dia é muito comum ser alvo de algum tipo de phishing (fraude eletrônica) e um dos artifícios destes ataques é o spear phishing, tipo de e-mail que parece ter sido enviado por alguma empresa ou alguém que você conhece, mas na verdade é uma tentativa de golpe virtual. Por isso, é preciso ficar alerta, pois estes e-mails são enviados por hackers que cobiçam os números das contas bancárias, cartões de crédito, senhas e até mesmo pontos de programa de vantagens vinculados a cartões de crédito.

Confira aqui como foi o golpe recebido por um associado da PROTESTE e confira o que fazer neste caso:

Neste caso o fraudador encaminhou um e-mail contendo uma solicitação de resgate de pontos de um programa de vantagens de cartão de crédito. Porém, quando o usuário acessa o link é encaminhado para uma página falsa usada na prática de phishing.

O primeiro sinal de fraude é o fato de ser ilegal vender milhas acumuladas para terceiros ou sites intermediadores, pois vai contra as regras estabelecidas no contrato de adesão dos programas de fidelização.

Caso a vítima não perceba o perigo e aceite a proposta do spear phishing, a possibilidade de fraude é grande, pois não existe nenhuma garantia de recebimento dos valores ou prêmios, principalmente por se tratar de uma ilegalidade. 

E caso aceite a proposta do e-mail, não teria como reclamar nos órgãos de defesa do consumidor em caso de prejuízo, pois participou de maneira ativa da fraude desrespeitando o contrato com a operadora do seu cartão de crédito.

A recomendação da PROTESTE para este tipo de spear phishing é denunciar o golpe para as autoridades policiais, por meio das Delegacias de Crimes Eletrônicos e eventualmente aguardar algum tipo de indenização caso os responsáveis sejam identificados. Porém, a companhia área ou a operadora de cartão de crédito não será obrigada a reparar os danos.

Para não cair neste tipo de armadilha virtual é importante ler atentamente as regras do programa de vantagens do cartão de crédito. E lembrar sempre que para a segurança do cliente as empresas oferecem apenas a possibilidade de transferência por meio do site oficial do programa e esta é a única maneira segura de fazer o processo.

Sobre o resgate de pontos a lógica é a mesma. O consumidor só pode utilizar os pontos na rede credenciada da sua operadora de cartão de crédito. Qualquer subterfúgio pode colocar em risco seu patrimônio e dados pessoais.

Caso receba alguma proposta de resgate de prêmios, fique atento! Pois não existe a possibilidade de receber prêmios ou qualquer benefício fora do programa oficial da sua operadora, prêmio ou afins só podem ser resgatados/concorridos por meios oficiais do programa de pontuação.

Confira abaixo algumas dicas da PROTESTE para não ser uma vítima de phishing:

  • Desconfiar de vantagens em divergência com as práticas de mercado.
  • Atentar-se aos certificados de segurança digitais da página.
  • Pesquisar previamente a reputação do site na Internet, páginas dos órgãos de defesa do consumidor, redes sociais e fóruns de discussão.
  • Priorizar páginas conhecidas pelo público em geral.
  • Verificar se o site possui telefone, endereço e CNPJ.

Para saber mais informações sobre golpes virtuais e como se proteger destas ações na web, baixe aqui a cartilha online sobre Comércio Eletrônico e confira as dicas da PROTESTE.


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