Veja todas as publicações da PROTESTE em seu celular ou tablet!

Upgrade no computador ou comprar outro?
Se a sua máquina está velhinha, veja se vale a pena atualizá-la, trocando seus componentes, ou se é melhor adquirir uma nova.
19 abril 2012 |

Quando fazer o upgrade

Se o seu computador tiver sido comprado antes de 2009, não valerá a pena fazer o upgrade. Há grandes chances de ele ser incompatível com a maioria das peças atuais. Caso não seja tão antigo:

  • Trace o perfil dos usuários e, com a ajuda de um técnico em informática, veja quais componentes merecem ser trocados. Se for preciso trocar apenas uma ou outra peça, ficará mais barato realizar o upgrade do que comprar um novo.
  • Se o computador é rápido com poucos programas abertos e sua velocidade cai quando vários são abertos, a peça a ser trocada é a memória RAM. O mercado ainda oferece memórias de reposição no padrão DDR2 com excelentes preços.
  • Se é ruim para softwares de cálculo, edição de vídeos e som, será preciso trocar o processador.
  • Se trava ou não executa aplicativos de modelagem gráfica e jogos, deve-se mudar a placa de vídeo (memória e processador da placa de vídeo). O pardrão é PCI-Express.
  • Observe se o disco rígido (ou HD) está “desgastado”. Normalmente, para atualização de computadores antigos, não se troca o disco rígido. Inclui-se apenas mais um disco rígido novo.

Quando comprar um computador novo

Se você avaliou os itens anteriores e viu que não compensa atualizar sua máquina, preste atenção em algumas dicas antes de adquirir uma nova:

  • Faça, primeiro, uma boa pesquisa de preços.
  • Você pode optar pelo computador montado (escolha da configuração peça a peça). Nesse caso, verifique regras de assistência técnica e garantia. Guarde sempre a nota fiscal. E não instale softwares piratas. Prefira os livres, como Open Office e Linux.
  • Você pode escolher por um modelo de marca: configuração já pronta, rede de assistência técnica maior e softwares licenciados. Ao comprá-lo, verifique o número de portas de conexão USB (devem ser quatro, no mínimo) e avalie as possibilidades de expansão (slots livres para memória RAM e placa de vídeo, além de espaço para outro disco rígido). Mas saiba que, no período de garantia, não se pode abrir o computador para fazer upgrades.

Leia também

dúvidas
distrato
festa junina
prato

Deixe seu comentário()

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.