Veja todas as publicações da PROTESTE em seu celular ou tablet!

HD Externo: descubra qual é a melhor marca
O dispositivo é uma alternativa para guardar arquivos digitais. No Brasil, 55% das pessoas que armazenam dados usam o HD externo, de acordo com pesquisa da PROTESTE. Veja aqui a classificação dos produtos e os problemas de cada marca.
11 julho 2013 |

Os HD´s externos são usados principalmente no armazenamento de fotos, vídeos, músicas e na transferência e backup de documentos.  A melhor marca avaliada pelos usuários foi a Samsung, com 82 pontos de um total de 100. Ela se destaca pela velocidade de download, facilidade de uso e por emitir menos ruído do que as concorrentes.

A Western Digital, a Hitachi e a Toshiba vêm em seguida com 81 pontos. A marca mais usada no país, Seagate, teve 77 pontos, apenas a sexta melhor pontuação. Ela deixa a desejar na velocidade de upload e portabilidade. A Transcend e a Adata tiveram as piores notas, 75 e 76 pontos. A insatisfação dos usuários com elas é pela velocidade de download e velocidade de upload.

As maiores preocupações dos usuários são com dados perdidos por falha técnica, perda do HD externo e ataques de vírus. Mesmo sendo a melhor avaliada, a Samsung pertence ao grupo que mais apresentou problemas em relação ao desaparecimento de arquivos. A Adata causou, ao menos uma vez, problemas a 22% dos seus usuários, o maior índice da pesquisa, sobretudo com dados danificados. Os HD´s externos da Toshiba e Western Digital foram os que apresentaram menos problemas.

Capacidade mais comum é 500 GB

Os brasileiros citaram 12 marcas de HD´s externos na pesquisa sobre armazenamento de dados. Duas marcas se destacam na distribuição no país e são utilizadas por mais da metade dos usuários: Seagate, com 31% e Samsung, com 24%. A Western Digital aparece em terceiro com 13%. Além delas, foram citadas a Toshiba, LG, Hitachi, Iomega, Asus, Verbatin, Transcend, Lacie e Adata, respectivamente.

A capacidade de memória mais comum dos produtos é 500 GB, apontada por 40% dos entrevistados.  Já 30% deles compraram o HD externo em 2012 e pagaram entre R$ 150 e R$ 295. O USB 2.0, que transfere 60 MB de dados por segundo, é a forma de conexão mais presente nos produtos. Os pontos que devem ser observados na hora de escolher o HD externo são a velocidade de download, a facilidade no uso, a capacidade e a resistência do produto.

Confira na tabela abaixo a avaliação de cada marca:

marca-hd-externos

Leia também

apple
remédios
comida

Deixe seu comentário()

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.