Veja todas as publicações da PROTESTE em seu celular ou tablet!

Windows 8: conheça a nova interface
Veja as nossas primeiras impressões sobre o novo sistema operacional e saiba se vale a pena migrar para a nova interface.
01 novembro 2012 |
Aconteceu em Nova York, no fim de outubro, o lançamento da nova versão do sistema operacional Windows 8. Confira as nossas primeiras impressões sobre essa novidade tecnológica criada principalmente para os tablets e smartphones com tecnologia touch screen.

Novidades na interface do usuário para telas touch screen

A grande novidade é a nova interface Metro UI (User Interface), semelhante à versão do Windows para smartphones. Ela é composta por ícones coloridos, telas deslizantes e aplicativos para utilização com a ponta dos dedos. Também é possível usar esta interface em computadores tradicionais através do mouse e do teclado. Contudo, o modo de utilização é totalmente diferente se compararmos ao que estamos habituados e requer algum treinamento.

Versão clássica da Microsoft sem a tecla “Start” no Desktop

Como alternativa ao Metro UI, a Microsoft disponibiliza uma versão clássica da interface Desktop. Apesar da familiaridade, ela sofreu mudanças importantes como o desaparecimento do botão “Start” com todas as suas funcionalidades. As mesmas funções são acessíveis no menu que surge quando se posiciona o cursor num dos cantos da tela. Sem o botão “Start”, algumas operações ficam mais demoradas, como deixar o computador em stand-by.

A ausência de aplicativos em uma plataforma direcionada para mobile

A Microsoft não fez nenhum anúncio sobre possíveis parcerias com as lojas de aplicativos da Apple ou Android, para a instalação de aplicativos na nova interface do Windows 8. O curioso é que os aplicativos são ferramentas fundamentais para explorar as funcionalidades dos tablets e smartphones com tecnologia touch screen.

O Windows 8 oferece apenas o acesso à Windows Store, para o download de aplicativos. Muitos são gratuitos e já vem instalados, como os que realizam atividades básicas e pessoais: e-mail, fotos, mensagens e músicas. Outra questão é a funcionalidade, como os aplicativos ficam rodando em segundo plano é difícil encontrar como fechar ou mesmo saber se estão consumindo muita memória.

Por estes motivos, você pode ficar em dúvida no momento de mudar para esta nova interface, por conta da lacuna em relação à instalação dos aplicativos e também por conta da usabilidade, é preciso de algum tempo para acostumar-se com a nova versão que não é muito intuitiva, como foi a migração do Vista Pro 7.

Leia também

postos-de-gasolina-rj
aeroporto
minimo-cartao
video-destaque-home

Deixe seu comentário()

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.