Como fizemos o teste

E-reader



Formato de arquivos: por ser um aparelho que lê arquivos, é importante que o E-Book seja compatível com os mais diversos tipos de formatos. No nosso teste analisamos todos os possíveis formatos para leitura e destacamos os mais importantes. 

Visualização: verificamos o contraste e a nitidez da imagem projetada, além do reflexo existente na superfície da tela em diferentes condições de iluminação, como: luz do sol, sala com luz ambiente e ambiente escuro. Foi medido o brilho, a cor da luz e a variação do contraste nas situações de iluminação direta, iluminação indireta com lâmpada fluorescente de escritório e iluminação indireta com lâmpadas incandescentes. 

Abertura de arquivos:
foi verificada a facilidade de abertura e download dos livros pelo leitor. O teste contempla livros com DRM e sem DRM (proteção de conteúdo digital), e realizando download pela loja oficial ou de alguma outra loja revendedora.

Conforto na leitura: avaliamos nas seguintes situações:
Em pé - simulado o uso com uma mão, em um transporte público;
Sentado - foi analisado o aspecto de alinhamento dos botões, possibilidades de virar a página e a dependência do ângulo de visão da tela;
Deitado - foi verificado o barulho que as teclas fazem além do conforto ao segurar.
Também foi verificado o acesso aos recursos mais importantes, como mudar o tamanho da fonte e ajustar o brilho da tela, facilidade de inserir notas, pesquisar palavras, procurar páginas dos livros, tradução e organização e exclusão de conteúdo diretamente pelo leitor. A velocidade em que o aparelho muda a página também está presente nessa avaliação.

Conveniência: analisamos o desempenho do aparelho considerando o tempo gasto para abrir arquivos, ajuste para conexão do Wi-Fi, travamentos ao passar páginas e o tempo necessário para retornar ao menu inicial. Também verificamos a possibilidade e facilidade de deletar conteúdos, a estrutura do menu, existência de dicionário e a organização dos conteúdos. 

Navegação e acessibilidade: verificamos a capacidade de acessibilidade do produto e a navegação na internet.

Estrutura e resistência: para avaliar a resistência da tela contra arranhões, utilizamos uma caneta de teste com ponta de 0,75mm, assim como identificado na ISO1518. Já quanto à resistência a quedas, o aparelho foi submetido a seis tombos, a partir de uma mesa, a 50 cm de altura.

Bateria: com base em um tempo de leitura de duas horas por dia, medimos a autonomia da bateria e verificamos sua duração em estado normal de leitura, ao virar uma página e também no período de stand-by. O desligamento automático também é levado em conta.
 

Imprimir Enviar a um amigo