Notícia

Aparelhos de TV com comando vocal espontâneo

04 fevereiro 2013
televisores-oled

04 fevereiro 2013

A função comando de voz  deve ficar mais espontânea nos novos modelos de televisores. Confira:

Entre as novidades apresentadas na feira eletrônica CES Las Vegas, a Samsung, LG e Panasonic são algumas das marcas que continuam a apostar no comando de voz. As instruções vocais predeterminadas, como “canal acima”, cederam o lugar a frases naturais como: “mudar para canal 3”. Ainda não é possível fazê-lo em português, mas as marcas garantiram incluir mais línguas nos próximos meses.

Near Field Communication:

Nunca tínhamos visto a presença desta tecnologia em tantos equipamentos diferentes, desde televisores a smartphones, base para celular ou kits de cinema em casa, por exemplo. A Near Field Communication (NFC) aciona a comunicação entre dispositivos, mas está condicionada a uma forma de transmissão de dados (como wi-fi direct ou bluetooth).

Para usar a NFC, basta por em contato dois equipamentos com essa tecnologia ou usar um adesivo próprio. Por exemplo, com um televisor e um celular com NFC, ao reproduzir uma fotografia ou vídeo no celular e acionar o comando, reproduz também no ecrã do televisor. 

Já se o televisor não incluir NFC, mas wi-fi, por exemplo, podemos usar próximo do sofá, um adesivo , normalmente fornecido com o equipamento que tem NFC. Ao tocar com o celular neste, e após programá-lo através de softwarefornecido, a ligação é estabelecida e compartilha o conteúdo com o televisor.

Qualidade de som deve ser considerada:

A qualidade de som chamou a nossa atenção no modelo Sony XBR-65X900A, com painel 4K, que deve chegar às lojas no início do verão de 2013. O modelo inclui um subwoofer na zona traseira e há espaço nas laterais do ecrã para os alto-falantes de cada canal, ao contrário da tendência atual de televisores com uma moldura cada vez menor, incapazes de acomodar bons alto-falantes. Os nossos testes têm apontado a qualidade sonora como um dos pontos fracos dos televisores mais recentes.

O modelo Sony XBR-65X900A inclui um subwoofer na zona inferior, a reprodução de som está bastante acima da média.

Imprimir Enviar a um amigo