Notícia

Conheça as especificidades das Smart TVs

23 janeiro 2014

23 janeiro 2014

As televisões chamadas smart (inteligente) não param de evoluir e parece que vieram para ficar. Mas o que há de especial nesses aparelhos? Encontre aqui a resposta para essa e outras questões.

A Smart TV é apta a desempenhar praticamente todas as funções existentes nos televisores convencionais, como sintonizar canais e se conectar a videogames e Blu-Ray players. Porém, esse televisor traz um diferencial: ele permite o acesso à Internet e a instalação de aplicativos, como em um smartphone. Isso significa que, pela TV, você acessa o Youtube, o Instagram, o Facebook, entre outros.

Outra característica da TV "inteligente" está relacionada à sua capacidade de reproduzir conteúdos provenientes de smartphones ou tablets sem a necessidade de uma conexão a cabo. A Sony faz essa integração, permitindo que um vídeo gravado pelo celular, por exemplo, seja visto na tela da Smart TV.

Celular faz vezes de controle remoto

Após avaliarmos 14 modelos, constamos que dos portais em que estão disponibilizados os aplicativos, o mais fácil de usar foi o da Samsung. Já o portal da Philips teve avaliação aceitável, enquanto o da Sony mostrou-se fraco para a navegação. 

Acoplar uma câmera à TV para conversar com outra pessoa usando o Skype é possível nos modelos da Philips. Nas Samsung UN46F8000 e UN55F8000 a câmera é integrada, e elas ainda possuem comandos de voz e de gestos.

Sobre as novidades relacionadas a esses aparelhos, percebemos que, com exceção da LG 42LA6130, todas as Smart TVs analisadas têm aplicativo para Iphone ou Android, o que permite ao celular fazer as vezes de controle remoto.

Uso da Internet não é confortável

Porém, antes de comprar uma Smart TV para navegar na Web, tenha em mente que essa pode ser uma tarefa bastante complicada. Isso porque, na maioria das vezes, o uso do controle remoto é necessário, e todos aqueles avaliados em nosso teste se mostraram ineficazes no desempenho dessa função.

Para navegar melhor, e com mais agilidade, é aconselhável acoplar um teclado externo à televisão. Entre as TVs testadas, só as da Samsung aceitam esse periférico. Em alguns modelos dessa marca, isso pode ser feito, inclusive, via Bluetooth.

Veja aqui o resultado do teste.


Imprimir Enviar a um amigo