Tamanho e tipo de tela
O primeiro passo na compra de uma TV é escolher o tamanho da tela. Em geral, as menores são as de 32 polegadas, podendo chegar a 80 ou até mais. Por isso, um importante fator que conta nessa escolha é o tamanho do cômodo onde ela será instalada.
Isso porque, quanto maior a tela, maior deve ser a distância entre a TV e o espectador. Caso contrário, a experiência não será positiva.
Veja nosso teste mais recente com TV's de 55 a 60 polegadas
A próxima etapa é escolher o tipo de tela. O mais comum é o de LED, embora as de Oled estejam ganhando espaço no mercado com novos modelos mais sofisticados. A tecnologia Oled consome menos energia, é mais leve e fina e oferece um ângulo de visão bem melhor.
Sensação do mercado, a tela curva dá ao usuário mais conforto aos olhos e realismo às cenas, em função de suas bordas arredondadas.
Isso significa que a própria TV equilibra o brilho, a cor e o contorno das imagens. Contudo, produz mais reflexos do que uma tela plana, em função do formato.
Compare características, preços a avaliações de dezenas de TV's
Tecnologia
Mas o ponto determinante na escolha de muitos consumidores é a qualidade da imagem. Nesse sentido, as tecnologias mais comuns são HD (high definition ou alta definição, em português) e Full HD (definição superior a HD). A 4K (ou Ultra HD), que já está bem popular, possui a maior resolução do mercado.
Contudo, não basta ter uma TV 4K, se o conteúdo que você assistir não for produzido para esse formato. Também não é interessante comprar uma 4K com tela pequena, porque as diferenças de qualidade não são perceptíveis.
Para investir em uma, o recomendável é que seja um aparelho de, no mínimo, 50 polegadas.
Encontre o plano de TV por assinatura ideal para o seu perfil
SmarTV's
Quase todas as TV’s comercializadas hoje em dia são do tipo smart, com aplicativos que vêm instalados de fábrica, como Netflix, YouTube, Facebook, GloboPlay e Skype. Essas funções aparecem em um portal e, para acessá-las, é preciso ter conexão Wi-Fi. Se você quiser utilizar o Skype, vai precisar de um modelo com câmera acoplada.
Mas saiba que dá para acrescentar tais funções à sua TV, adquirindo um aparelho reprodutor de Blu-Ray ou dispositivos de streaming, como Apple TV e Chromecast.
Cinco dicas incríveis para atualizar sua Smart TV
Configurações
Há também o apelo de configurações preestabelecidas pelos fabricantes como chamariz comercial. O maior exemplo disso é a “função futebol”. Ela é nada mais do que uma equalização de som e ajustes de cores, que melhora a sua experiência de assistir a um jogo de futebol.
Esse tipo de ajuste já existe há muitos anos e está disponível em quase todas as TVs.
Gostou deste conteúdo? Cadastre-se agora e receba gratuitamente informações da PROTESTE! Se você é associado e precisa de ajuda, ligue para nosso Serviço de Defesa do Consumidor pelo 0800 282 2204 (de telefone fixo) ou (21) 4003-3907 (de celular).