A PROTESTE Associação de Consumidores orienta o consumidor que não está conseguindo resolver seus problemas com produtos da empresa Gradiente a fazer o seguinte:
Caso o produto esteja fora da garantia e o consumidor esteja com problemas para localizar assistência técnica ou não tenha peças de reposição para o conserto do produto deve:
Em janeiro de 2008, a PROTESTE solicitou esclarecimentos à Gradiente sobre reclamações de associados que adquiriram produtos desta marca – aparelhos celulares, DVD players e televisores – de que os canais para contato com o fabricante não estão funcionando adequadamente. Também solicitou soluções aos problemas dos consumidores.
Em resposta, a empresa admitiu que está com problemas financeiros e pediu a compreensão dos consumidores. Afirmou que a rede de assistências técnicas autorizadas foi reduzida, bem como o horário de atendimento ao consumidor, para o período das 8h às 14h, no telefone (11) 3097-7050. Não há nenhuma iniciativa de melhoria no atendimento ao consumidor confirmada pela empresa.
Quanto às reclamações já existentes, a empresa afirmou que as atenderá futuramente e que a entrega dos conversores digitais se dará a partir do segundo trimestre de 2008, ou seja, a partir do mês de junho.
A PROTESTE, que também já deu ciência do problema ao DPDC – Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor do Ministério da Justiça – entende que a posição da Gradiente não satisfaz os interesses do consumidor. O Código de Defesa do Consumidor deve ser respeitado sob qualquer circunstância.