Notícia

PROTESTE notifica Samsung por encerramento de plataforma interativa para Smart TVs

13 abril 2016
tvs

13 abril 2016

Além da Samsung, outros fabricantes não têm atualizado os aplicativos de entretenimento e serviços interativos. Fique atento e observe se está acontecendo este problema na sua Smart TV.

A PROTESTE enviou notificação à Samsung, nesta segunda-feira (11), pedindo a reativação da plataforma interativa "Painel Futebol" para todos os consumidores que compraram Smart TVs com esta função.


Os consumidores não foram avisados, antes da compra, sobre o encerramento do serviço "Painel de Futebol", o que na avaliação da PROTESTE, trata-se de prática abusiva.


"O agravante é que TV não é um produto trocado com a rapidez de um celular, por exemplo. Não é admissível o consumidor investir alto em uma TV para ter acesso a aplicativos com data de validade", critica Maria Inês Dolci, coordenadora institucional da PROTESTE.

Omitir informações sobre o encerramento de serviços é caracterizada como publicidade enganosa, de acordo com o artigo 37 do Código de Defesa do Consumidor.

A empresa tem o dever de agir com a boa-fé objetiva, esclarecendo os consumidores sobre o tempo de utilização da plataforma no ato da compra, conforme determina o artigo 6º do Código de Defesa do Consumidor. Em muitos casos, o acesso ao serviço foi o principal motivo para a compra da Smart TV.


A Samsung retirou o suporte ao aplicativo "Painel Futebol", usado como chamariz pela empresa para vender TVs, e os clientes foram surpreendidos com o aviso da suspensão do serviço apenas um mês antes do encerramento.


O "Painel Futebol" é uma plataforma interativa disponibilizada para toda a linha de Smart TVs da Samsung lançadas em 2014. 


Os consumidores podiam escolher até seis seleções ou times de sua preferência e ter acesso aos resultados dos campeonatos disputados, notícias sobre os clubes, vídeos com os melhores momentos das partidas disputadas, além de notícias sobre os campeonatos, estatísticas, escalações e calendário dos próximos jogos. A Smart TV também possibilitava rever os lances dos times, que eram gravados por meio da plataforma.


Além da Samsung, outros fabricantes não têm atualizado os aplicativos de entretenimento e serviços interativos. Com a ausência das atualizações, o consumidor tem vários problemas, como não conseguir fazer ligações pelo Skype, acessar o Facebook, ou assistir a filmes e jogos online.


Gostou deste conteúdo? Cadastre-se agora e ganhe acesso ao conteúdo exclusivo que reservamos para você! 


Se você é associado PROTESTE e precisa de ajuda ligue para nosso Serviço de Defesa do Consumidor nos telefones: (21) 3906-3900 (de telefone fixo) e 0800 201 3900 (de celular).


Imprimir Enviar a um amigo