As Smart TVs estão se popularizando no Brasil, mas, antes de você ser mais um consumidor a adquirir esse tipo de aparelho, é preciso estar atento a alguns aspectos. O primeiro é ter um espaço amplo, como sala grande, ambiente externo ou até mesmo churrasqueira, mais adequados ao tamanho desse aparelho. O segundo, naturalmente, é dispor de uma boa conexão de Internet, que vai lhe permitir aproveitar todos os recursos e a comodidade de trocar aquela telinha do notebook por uma de 48 ou 49 polegadas (dimensões que testamos).
Os modelos que testamos foram:
• Samsung UN49KS7000
• Samsung UN49KU6400
• Samsung UN49KU6500
• Samsung UN49MU6100
• LG 49UJ6565
• LG 49UJ6300
• LG 49UJ6525
• Samsung UN49KU6300
• LG 49UH6100
• Panasonic TX-49DX650B
• Samsung UN48J5200
• LG 49LH5700
Ao pesquisar em nosso site e conferir as conclusões do nosso teste, por exemplo, você poderá economizar até R$ 2,13 mil, diferença dos preços mínimos encontrados entre uma de nossas quatro escolhas certas, o televisor LG 49UJ6300, e o melhor do teste, o modelo Samsung UN49KS7000.
A PROTESTE testa com frequência produtos eletrônicos para indicar a você as opções com melhor custo-benefício. Associe-se!
Nos itens de maior peso desse critério, destaque para a qualidade HD, com configurações pessoais, e a fluidez de imagem. No primeiro, em que verificamos a qualidade visual já com a TV configurada no estado ótimo, esses sete televisores foram tanto os melhores do teste geral quanto os únicos considerados bons nas avaliações.

Maioria tem boa fluidez de imagens
Já para a fluidez de imagem, em que analisamos elementos como pixelização e aqueles irritantes saltos de imagem por meio da análise de sequências específicas e de movimentação mais rápida após a calibração do aparelho, os dispositivos Samsung UN48J5200 e LG 49LH5700 foram considerados aceitáveis, ao passo que os demais foram julgados como bons.
Caso você pense em adquirir uma TV com tecnologia 4K, os televisores que possuem essa resolução mostraram bom desempenho. Outra feliz constatação foi a de que a uniformidade de imagem na tela, ou seja, a constância das cores e da luminosidade, é de ótima qualidade em todos os produtos contemplados.
Outra avaliação fundamental é, naturalmente, o som do aparelho. Afinal, imagine assistir a um filme cheio de efeitos sonoros ou jogar um videogame com uma qualidade de áudio precária. Mas, novamente, as TVs se saíram bem, especialmente a nossa melhor do teste, Samsung UN49KS700O. As únicas que destoaram foram a Samsung UN48J5200 e a Panasonic TX-49DX650B, tidas apenas como aceitáveis, e, principalmente, a decepção nessa avaliação, a TV LG 49LH5700.

Não são inteligentes apenas no nome
Analisamos ainda o quão Smart são essas TVs, que têm em comum os aplicativos Netflix e YouTube. E a resposta é que, de fato, são aparelhos inteligentes, já que foram propositadamente projetados para simularem as funções dos celulares que já conhecemos com a palma das nossas mãos. Isso torna o processo intuitivo, até mesmo para quem se vê pela primeira vez diante de uma Smart TV.
Outra função muito útil compartilhada por todos os aparelhos é o Wi-Fi Direct, pelo qual é possível, ao compartilhar a mesma rede, espelhar a tela do celular, tablet ou notebook. As poucas discrepâncias de avaliação se devem à velocidade de acesso e à navegação, porque algumas TVs se mostraram um pouco mais lentas nesses critérios. Vale lembrar, ainda, a importância de manter o dispositivo sempre atualizado, para que os aplicativos funcionem sem imprevistos desagradáveis.
Constatamos ainda que todos os aparelhos possuem Wi-Fi e sintonizador digital integrado. Para melhorar, disponibilizam várias entradas HDMI, com destaque para os que têm quatro. Por esse motivo, por possuírem somente duas conexões, os modelos Samsung UN 48J5200 e LG 49LH5700 foram os únicos que decepcionaram. Para ter acesso aos resultados completos de todos os aparelhos testados, acesse nosso comparador online de TVs.
Gostou deste conteúdo? Cadastre-se agora e receba gratuitamente informações da PROTESTE! Se você é associado e precisa de ajuda, ligue para nosso Serviço de Defesa do Consumidor pelo 0800 282 2204 (de telefone fixo) ou (21) 3906-3900 (de celular).