Notícia

Smart TV da Samsung: inovação cara demais

18 maio 2012

18 maio 2012

Séries ES7000 e ES8000 têm tecnologia inédita de controle por gestos e de voz. Mas o preço não justifica o que oferecem.

Lançadas em 18/05 no Brasil, as novas Smart TVs da Samsung ES7000 e ES8000 concretizam previsões de filmes futuristas: podem ser controladas por gestos e comandos de voz. Mas será que essa tecnologia inédita vale preços que vão de R$ 6.400 (ES7000 de 46”) a até R$ 10 mil (ES8000 de 55”)? Nossos especialistas testaram os aparelhos europeus e concluem que o custo elevado não se justifica.

Com poucas diferenças entre si, a ES7000 e a ES8000 têm tecnologia LED Full HD 3D ativo e vêm com óculos 3D com bateria. Ambas trazem três entradas USB, navegador de Internet, Wi-Fi e integração com redes sociais e aplicativos.

Comando de voz tem funções limitadas

Os testes com modelos europeus revelaram boa fluidez de imagem, qualidade de imagem (3D, HDMI, HD e SD) e de tela e facilidade de configurar e usar.

No entanto, o comando de voz, que funciona com o usuário a uma distância máxima de quatro metros e é captado por dois microfones na câmera acima da tela, decepcionou. Essa função permite realizar operações básicas, como controlar o volume, informar o canal e ligar/desligar a TV.

Mas tarefas mais complexas, como controlar os aplicativos, requerem o controle remoto ou gestos – o que não torna essa função, que encarece o produto, muito proveitosa.

É mais prático usar o bom e velho controle. Além disso, ruídos externos – ou uma simples conversa – podem confundir o ‘entendimento’ da TV.

Controle por gestos: bom na teoria, cansativo na prática

Smart TV da Samsung

Já o controle por gestos, ativado por acenos e guiado por uma seta parecida com um mouse, serve para quase todas as funções, tornando-o bem mais útil que o comando de voz.

Por outro lado, por ser sensível, qualquer movimento da mão o faz saltar. É preciso ter mãos firmes para controlá-lo, ou seja, essa função é cansativa e exige paciência para tarefas triviais como digitar sites no teclado virtual.

Novamente o velho controle remoto revela-se mais prático do que as novas, inovadoras - mas excessivamente caras – tecnologias modernas.

Smart TV da Samsung

Imprimir Enviar a um amigo