Depois da frustração com o anúncio do lançamento da tecnologia OLED em 2012, as marcas Samsung e LG garantiram que a novidade vai chegar nas lojas este ano. A tecnologia OLED, com díodos orgânicos emissores de luz, dispensa retro iluminação e tem potencial para revolucionar a qualidade de imagem. Mas os preços serão proibitivos, cerca de R$ 27.320 para as 55 polegadas ou 1,4 metros de diagonal da tela.
Para quem está na expectativa de adquirir o produto, o melhor é esperar: os preços deverão cair nos primeiros anos e, assim que disponíveis, iremos testar estas TV´s e verificar até que ponto é relevante o acréscimo de qualidade de imagem.
Salto em pixels e polegadas:
Na tecnologia OLED, a Sony e a Panasonic acrescentaram um “salto” em resolução. Os televisores apresentados, de 56 polegadas e com resolução Ultra HD ou 4K, resultam de uma parceria entre as duas marcas, mas não devem chegar às lojas em 2013, por conta do custo de produção elevado.
Os painéis 4K impressionam, com uma resolução duas vezes superior no plano horizontal e vertical comparado aos atuais Full HD na maioria dos televisores vendidos: 3840x2160 pixels, em vez de 1920x1080 pixels. Como ainda não existem discos blu-ray ou transmissões televisivas para beneficiar-se daquela resolução, aqueles televisores dependem, sobretudo, do seu processador gráfico, que cria as linhas adicionais para preencher a tela.
Na avaliação feita na feira tecnológica, a tecnologia Plasma permanece em declínio e o 3D também foi pouco destacado entre os fabricantes. Alguns apresentaram protótipos de modelos 3D sem óculos, mas o resultado é um efeito de profundidade quase inexistente e uma imagem decepcionante.
Uma das telas OLED da Samsung apresenta uma ligeira curvatura.