Veja todas as publicações da PROTESTE em seu celular ou tablet!

Tudo o que você precisa saber antes de comprar sua TV

Tamanho do aparelho, conexões, configurações, tecnologias e até o manual de instruções precisam ser considerados antes de comprar uma nova televisão. Confira nossas dicas!

04 junho 2018 |
comprar-tv

Está chegando o momento de reunir os amigos para curtir os jogos da Copa do Mundo. Mas antes é preciso comprar a nova TV para acompanhar a competição. 

E você sabe tudo o que precisa considerar antes de comprar uma televisão nova? Se não sabe, as nossas dicas vão te ajudar a escolher o modelo ideal para você e o seu bolso. Confira!

Tamanho

O primeiro passo é escolher o tamanho do aparelho. Muitas vezes, o tamanho que o consumidor deseja pode não ser exatamente o que ele precisa.

Além de gastar mais dinheiro, comprar uma TV maior do que o necessário pode acarretar problemas de instalação e também na apreciação das imagens. Vale lembrar: quanto maior a tela, maior deve ser a distância entre a TV e o espectador.

Caso contrário, a experiência não será positiva. Os modelos de 42 polegadas ou mais são aconselháveis para salas de estar. Já os menores, de 32 polegadas, são recomendados para quartos, ambientes, geralmente, menores. 

Quer saber qual TV se saiu melhor em nossos testes? Visite nosso comparador!

Conexões

Quase todos os aparelhos do mercado atual possuem entradas HDMI e USB para pen drives ou HD externos.

Caso o modelo escolhido não possua as entradas citadas, lembre-se que há também a opção de comprar um Media Center (Apple TV, Chromecast, Amazon Fire TV ou similares), que praticamente transformam a TV em uma Smart TV.

Saiba como transformar a velha TV de tubo em uma Smart TV

Configurações

As configurações preestabelecidas pelos fabricantes também têm forte apelo comercial. O maior exemplo disso é a “função esporte”. Ela nada mais é que uma equalização de som e ajustes de cores, que melhora a experiência de assistir a um jogo de futebol, por exemplo.

Vale lembrar que esse tipo de ajuste já existe há muitos anos (são aquelas funções chamadas “Filme”, “Voz”, “Esporte”, etc.) e está disponível em quase todas as TVs vendidas atualmente.

Tecnologia Smart TV

As TVs estão cada vez mais parecidas com os computadores. Com uma Smart TV, por exemplo, você pode acessar a Internet e utilizar muitos aplicativos como YouTube, Skype, Globo Play, Netflix, entre outros.

Além disso, alguns modelos mais novos e mais caros possuem Miracast, que permite transmitir conteúdo do celular ou tablet diretamente para a tela.

Para verificar se de fato o aparelho é ou não uma Smart TV, lembre-se de conferir o sistema operacional dele. Entre os Sistema Operacionais mais comuns estão: o Tizen, o Android TV, o WebOs, entre outros (dependendo do fabricante ou do modelo).

comprar-televisao-nova

Manual de instruções das Smart TVs

Na maioria dos modelos, o consumidor pode acessar o manual de instruções diretamente pela tela da TV.

Alguns modelos como os da marca Sony possuem um botão no controle remoto chamado i-MANUAL, no qual é possível obter todas as informações sobre as funções do aparelho.

Já para as TVs Samsung, o manual de instruções encontra-se na função Menu > Suporte > e-Manual. 

Por sua vez, as marcas LG e Philips não oferecem manual interativo. Neste caso, o usuário deve baixar o conteúdo no site do fabricante.

Vai comprar sua Smart TV na internet? Compare e poupe com Mais Barato PROTESTE!

Tecnologia 4K

As TVs 4K são as top de linha, pois possuem 4 vezes mais definição que a Full HD. Atualmente, o seu preço vem caindo bastante, já que esse tipo não é mais novidade no mercado.

Vale citar ainda que aparelhos com essa tecnologia requerem uma Internet de alta capacidade para funcionar corretamente.

Outro ponto importante a ser considerado é que não é interessante comprar uma 4K com tela pequena, porque as diferenças de qualidade não são perceptíveis.

Para investir em uma, o recomendável é que seja um aparelho de, no mínimo, 50 polegadas. Ou seja, comprando uma menor, você terá em casa um produto mais caro do que uma Full HD e que não terá resultados tão superiores.

Tecnologia das telas

O tipo de tela influencia muito no preço. Os modelos QLED ou OLED, por exemplo, ainda são muito caros. Contudo, se o consumidor tiver condições de investir em um desses, vale a pena, pois vai adquirir um produto fino e com ótimo contraste e brilho.

Há também as tecnologias IPS e HDR, que melhoram ainda mais a qualidade de imagem. Elas estão presentes nos aparelhos mais novos e, geralmente, nos mais caros.

A PROTESTE testa com frequência produtos eletrônicos para indicar a você as opções com melhor custo-benefício. Associe-se!

Gostou deste conteúdo? Cadastre-se agora e receba gratuitamente informações da PROTESTE! Se você é associado e precisa de ajuda, ligue para nosso Serviço de Defesa do Consumidor pelo 0800 282 2204 (de telefone fixo) ou 4003-3907 (de telefone fixo ou celular).

Leia também

shutterstock_1011076714
tv-sky
guia-supermercados
lavar-arroz

Deixe seu comentário()

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.