Notícia

TV 3D vale o quanto custa

27 outubro 2011

27 outubro 2011

Usuários revelam seus hábitos em frente à tela e garantem que a qualidade dos efeitos visuais compensa o investimento.

As TVs 3D ainda não têm um preço muito acessível, mas quem optou por um aparelho com a tecnologia garante que o investimento vale muito a pena e recomenda a compra (58%). Esta foi uma de nossas conclusões ao entrevistar 420 usuários do Brasil, da Bélgica, da Espanha, da Itália e de Portugal.

A compra de uma TV 3D deixou a maioria dos entrevistados bem satisfeitos, sobretudo pelo entretenimento proporcionado à família, a ponto de afirmarem que ver um filme em casa é mais divertido no cinema (45%).

Gráfico

Mais da metade dos usuários comprou o aparelho em lojas de varejo (58%), optando por telas de LED (70%), com dimensão de 40 polegadas (28%). Na hora da compra, em 75% dos casos um exemplar de óculos para 3D vinha junto com a TV.

Com essas características, os consumidores brasileiros podem encontrar, hoje em dia, modelos com preço médio de R$ 3 mil. Em se tratando de marcas, a mais encontrada foi a Samsung (53%), embora a campeã de satisfação entre nossos entrevistados tenha sido a Panasonic.

Gráfico

Quem tem assiste pouco

Os programas mais assistidos pelos entrevistados, porém, não são no formato 3D. Quando sentam-se em frente à tela, assistem conteúdos em DVD/Blu-Ray (19%), filmes transmitidos por canais de TV (15%), documentários (9%) e esportes (10%).

Os usuários com problemas de visão não relataram muitas queixas quanto a náuseas (2%) e dores de cabeça (3%). Segundo os fabricantes, alguns desconfortos podem surgir quando o espectador não usa os óculos para 3D sobre a lente de contato ou óculos de grau e não obedece à distância mínima e posicionamento em relação a tela.

No primeiro ano de uso da TV 3D, foram poucos os casos de problemas técnicos nos aparelhos. A principal falha citada por 11% dos usuários foi a dificuldade em ligar a TV.


Imprimir Enviar a um amigo