Notícia

Compras de Natal: não deixe os brinquedos para última hora

19 dezembro 2014

Antes de comprar um brinquedo de presente de Natal leve em conta as preferências da criança, mas, antes de satisfazê-la, verifique se o presente é seguro e de qualidade.


Para muitas pessoas, comprar brinquedos é um verdadeiro desafio. São muitas opções nas lojas e as crianças estão cada vez mais exigentes. Em primeiro lugar, defina o que vai comprar, levando em conta o seu orçamento e as preferências de seu filho ou neto, se ele já tiver idade para isso. Opte por jogos ou bonecos de acordo com a idade deles.


Tente comprar tudo com antecedência, já que os brinquedos “da moda” esgotam rapidamente e, assim, você não corre o risco de chegar de mãos vazias em casa. Mas, de nada adianta satisfazer a vontade de seu pimpolho, se aquele brinquedo não for seguro para ele. Por isso, é fundamental tomar alguns cuidados durante a compra.


A embalagem deve trazer informações as seguintes informações:

  • Composição;
  • Características;
  • Instruções de uso;
  • Faixa etária ou idade a que se destina;
  • Identificação do fabricante (nome, CNPJ, endereço);
  • Número de peças e instruções de montagem.


Procure o selo do Inmetro

Na loja, procure o selo do Instituto Nacional de Metrologia (Inmetro) no brinquedo. A presença do selo é um bom sinal, pois indica se o produto foi fabricado e comercializado de acordo com as normas técnicas em vigor.


Avalie se não há peças soltas ou pontiagudas que possam machucar. É importante testar o produto, se funcionar por fricção, bateria ou pilha. Evite brinquedos que tenham peças muito pequenas, que podem ser ingeridas ou aspiradas.


Dos 9 meses aos 2 anos, por exemplo, os bonecos maleáveis em tecido podem ser boas opções de presentes. Mas preste atenção ao tecido (que não pode rasgar), ao recheio (que não pode soltar) e à tinta utilizada (que não pode ser tóxica). Brinquedos de borracha e de montar também estimulam o desenvolvimento dos pequenos.


Em geral, tente sempre optar por brinquedos educativos, que estimulem a coordenação motora, a criatividade o raciocínio e a socialização.




Gostou deste conteúdo? Cadastre-se agora e ganhe acesso ao conteúdo exclusivo que reservamos para você! 

Se você é associado PROTESTE e precisa de ajuda com nosso conteúdo ligue para (21) 3906-3980.