Campanha Pelo Fim do Roaming

Com a sua ajuda ganhamos mais força e estamos acionando as autoridades responsáveis na luta pelo fim da cobrança do Roaming Doméstico.

Gostaríamos de agradecer à todos que se engajaram nessa luta!

Continue nos acompanhando para ter acesso a novas informações.

O que é roaming doméstico?

Roaming doméstico é a tarifa adicional de deslocamento quando o consumidor faz ou recebe ligação fora de sua cidade.

Lutamos pelo fim dessa taxa quando as ligações são feitas fora da área de origem, como também é conhecido o roaming.

Não há porque cobrar esse valor extra pelo uso do celular. Não faz sentido o repasse desses custos para o consumidor que, na realidade, as operadoras não têm mais.

Esse adicional somente se justificava no início da telefonia celular, quando as empresas precisavam pagar uma taxa para se utilizar das redes de outras operadoras para assegurar aos usuários a continuidade do serviço mesmo quando estavam em outras localidades.

icon

JOÃO, profissional
de vendas

Como todo bom vendedor, João vive na rua. Semanalmente faz a ponte-aérea Rio-São Paulo, e paga roaming por telefonar e receber chamadas sempre que visita a cidade-sede de sua própria operadora.

icon

NATÁLIA,
longe de casa

Em busca de trabalho, Natália saiu da casa dos pais, no interior, e foi trabalhar na capital. Cada vez que visita a mãe, uma viagem de 1h de carro, paga tarifas de roaming doméstico para falar com os colegas da empresa.

icon

LINO,
caminhoneiro

LINO vive na estrada. Cada dia é uma parada, uma nova paisagem, um novo carregamento, uma nova cobrança extra por falar ao celular. E olha que, por mais que LINO percorra o Brasil, em todos os destinos sua operadora tem rede própria.

Revista PROTESTE

Apoio incondicional
ao consumidor

A Proteste é a maior entidade de defesa do consumidor da América Latina, sem fins lucrativos, apartidária, independente de governos e empresas, que atua na defesa e no fortalecimento dos direitos dos consumidores brasileiros.

Nossa
missão

  • Promover a defesa dos consumidores e cidadãos.
  • Prover a melhor decisão de compra para o associado.
  • Contribuir para melhorar as relações de consumo na sociedade.
Associe-se