Veja todas as publicações da PROTESTE em seu celular ou tablet!

PROTESTE assina manifesto na defesa do parcelamento de compras sem juros

Manifesto defende a manutenção das condições do Parcelamento Sem Juros (PSJ) em compras com cartão de crédito

24 agosto 2023 |

A PROTESTE - Associação Brasileira de Defesa do Consumidor/Euroconsumers Brasil, juntamente com: A Abad, Abipag, Abranet, ACAD Brasil, Alobrás, Conecta, Parcele na Hora, Sebrae e UNIVINCO assinaram um manifesto em defesa do Parcelamento Sem Juros (PSJ) e da livre concorrência. Veiculado pela Folha de São Paulo, na quarta-feira, 23. Entenda esse movimento!

O que é o manifesto?

O manifesto, assinado por entidades ligadas ao setor comércio e de serviços, defende a manutenção das condições do Parcelamento Sem Juros (PSJ) em compras com cartão de crédito. 

Por que ele é importante?

O “Manifesto pelo direito de continuar fazendo compras Parceladas Sem Juros” mostra o quanto a modalidade é indispensável para a população, comércio e serviços. Do ponto de vista dos consumidores, o PSJ é a oportunidade de adquirir um produto ou serviço em condições que se encaixem melhor em seu orçamento. Para o comércio, o parcelamento é uma linha de crédito para capital de giro mais barata e a chance de fidelizar clientes.  
Ainda, o documento chama a atenção dos brasileiros para o risco da extinção, taxação ou limitação da modalidade que faz parte da rotina das famílias.

Quais seus impactos na Economia?

O manifesto aponta que o PSJ é fundamental para a economia. No ano passado, a modalidade representou metade das compras com cartão de crédito no país e movimentou mais de R$ 1 trilhão de reais – equivalente a cerca de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro.
Uma análise feita pela consultoria LCA estima que o impacto da restrição do parcelado sem juros poderia representar um aumento de 35% no custo do crédito que, por sua vez, resultaria numa retração de até 27% do volume concedido.

Conheça a PROTESTE

A PROTESTE, maior associação de consumidores da América Latina, busca aprimorar as relações de consumo com dicas de economia, testes comparativos de produtos e serviços, além da defesa de direitos dos consumidores brasileiros. Nossa missão é proporcionar a melhor experiência para o consumidor e nossos associados.

Disponibilizamos também ferramentas educativas, como a Escola do Consumo, uma plataforma que promove cursos, diálogos, experiências com o intuito de tornar suas escolhas mais conscientes e assertivas.

Visite também os nossos blogs: Seu Direito, Minha Saúde e Conecta Já.

 

.

Leia também

Deixe seu comentário()

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.