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Não comprem! Lojas Colombo ignora o CDC e não devolve o dinheiro

ENCERRADA NÃO RESOLVIDA

Esta reclamação é pública

RECLAMAÇÃO:

M. T.

Para: LOJAS COLOMBO

13/01/2021

Recebi a bicicleta Bicicleta Caloi Aro 26 Twister Easy, Quadro em Aço, Cód: 810342, Vendido e entregue por Colombo, pedido 73326902, e o produto chegou com vícios ocultos na caixa: 1) havia peças totalmente soltas no fundo da caixa; 2) o plástico que reúne os acessórios veio violado com um furo de aproximadamente 7cm de diâmetro. Consultei um montador oficial de bicicletas Caloi e ele me falou que não é normal esse pacote vir furado e preso dessa forma à roda, ou seja, provavelmente esse produto já foi devolvido por outro cliente antes às Lojas Colombo e eles me repassaram o produto dessa maneira torpe; 3) o espelho retrovisor veio com a parte de vidro quebrada; é possível que haja outros problemas não identificados, já que não violei o saco para conservar ao máximo a forma como recebi, não verifiquei se há outros danos; 4) o manual não relaciona o conjunto de peças, o que impede a conferência sobre se há algo faltando, e sobre para quê serve cada peça; 5) Fiz uma inspeção na caixa: percebi que praticamente todos os grampos embaixo dela estavam rompidos, com apenas um deles preso numa das pontas; uma das laterais inferiores estava com fita crepe, reforçando a quina; a outra não, permitindo vazarem peças ou entrarem mãos humanas na caixa durante manuseio de estoque ou no transporte; 6) Toda essa fragilidade estava oculta na entrega, pois o entregador arrastou a caixa de pé para dentro da residência; minha esposa recebeu, de boa-fé, e viu que por cima a caixa estava ok, de boa-fé, e viu que por cima a caixa estava ok. Eu não estava em casa, e ela não mexeu na caixa, porque existem avisos bem grandes na caixa para não deitá-la; em cima, intacta; embaixo, corrompida; 7) Não só a demora para o produto chegar me frustrou muito, pois perdi todo o meu período de férias em que queria curtir com meus filhos passeios de bicicleta, mas continuo perdendo as férias dos meus filhos, ambos com bicicletas e eu sem poder andar com eles nem aos fins de semana. Estou revoltado com todos esses problemas e com a recusa da empresa em solucionar o assunto dentro do prazo dos 30 dias dado pelo Código de Defesa do Consumidor para a solução definitiva. Já abri vários protocolos por e-mail, todos com respostas proteladoras, evasivas e que tentam reverter a situação contra mim. Duvidaram da minha palavra, mesmo que eu tenha explicado tudo em detalhes e afirmado minha obrigação, como consumidor correto que sou, de expor a real situação em que o produto chegou, para efeito de devolução. Mandei as fotos, e ainda que tenha pedido a devolução da mercadoria e do dinheiro na mesma data em que registraram a entrega, dentro dos 7 dias inquestionáveis a que o consumidor da internet tem direito ao arrependimento, quiseram me imputar deliberadamente a categoria de cliente com produto com defeito, retardando e procrastinando os procedimentos de desfazimento do negócio. Ainda que, de boa vontade, tenha mandado, a pedido das Lojas Colombo, várias fotos do produto, a que não sou obrigado, duvidaram da minha palavra, me desmoralizaram e me deixaram no limbo até agora. Liguei quase que diariamente para o 0800 642 3333 de atendimento da loja, mas em todas as vezes fiquei aguardando por dezenas de minutos e não saía da gravação de espera. Mandei e-mails e abri protocolos no site da loja em média a cada 2 ou 3 dias, sempre tendo indefinições como retorno. Até quando ofereceram a troca por outro produto, algo em que não estava interessado, pela perda de confiança no fornecedor, recuaram depois. Querem me impor prazos ainda mais absurdos do que o da entrega, que foi 21 dias úteis: para a transportadora vir buscar a mercadoria em devolução: 25 dias úteis; para o transporte, naturalmente, no mínimo os mesmos 21 dias úteis da vinda do produto; e certamente, pela lógica do comportamento da empresa, estipularão prazos bem dilatados, para análise de devolução e processamento financeiro, prazos abusivos aos quais não posso em hipótese alguma me sujeitar voluntariamente. Não é justo que um cliente que fez compra em novembro tenha seus direitos desrespeitados a ponto de se privar do valor investido e só vê-lo estornado depois de ao menos cinco meses. O prazo para a solução definitiva do problema (leia-se estorno!) pelo CDC é de 30 dias corridos, o qual expira nesta segunda-feira, 18.1.2021. Não é lícito que empresas dessa categoria de atendimento ao cliente que as Lojas Colombo vêm demonstrando continuem a atuar no mercado. Se não sabem ou não podem fornecer pela internet para o Brasil todo, atuem só nas lojas físicas no Sul do país, não banquem os bandoleiros fora dessa porteira que nunca deveriam ter transposto. Desejo a devolução integral e imediata do valor gasto com produto e frete, de acordo com o artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor, e as informações sobre como proceder para alguma transportadora retirar o produto na minha portaria imediatamente, avisando, como devido, dia e hora em que virão, a fim de eu entregar pessoalmente o produto, já que não há condições de eu levar a lugar algum, devido a seu tamanho. Esta é a última chance que dou às Lojas Colombo antes de recorrer às vias judiciais. Já passei pelo SAC da loja inúmeras vezes, Reclame Aqui, Consumidor.gov e também já dei entrada no Procon. Espero que todos que pensam em se aventurar com a Colombo possam ler essa reclamação e pensar mil vezes antes de comprar neles, pois certamente terão de perder muito tempo e gastar muita digital em teclado para ter de recorrer a tantos meios simplesmente para que uma empresa formalmente constituída cumpra suas obrigações, a Lei Brasileira, e respeite o cidadão.

Solução esperada

  • Reembolso: R$ 1100,00
  • Danos morais/materiais
  • Indenização por estocagem forçada do produto em minha casa durante o tempo de espera, com referência em valor de mercado de storage para grandes volumes; indenização por tempo despendido nas reclamações com base na hora-homem do meu trabalho; indenização por danos morais com estresse, e pelo custo de oportunidade tido pelo não lazer em família e não transporte saudável, e por imobilizar meus recursos, que poderia aplicar em outra bicicleta de outro fornecedor; pedido de desculpas formal

Mensagens (4)

LOJAS COLOMBO

Para: M. T.

24/01/2021

M. T.

Para: LOJAS COLOMBO

25/01/2021

Resposta da empresa inócua, sem caracteres ou dizeres, sem visualização de mensagem alguma, mostrando o nível da comunicação das Lojas Colombo.

M. T.

Para: LOJAS COLOMBO

11/02/2021

Registro, por meio deste, mais uma vez, o desinteresse das Lojas Colombo em se reportar em uma plataforma legítima de demanda dos consumidores, e de reparar e se retratar dos desrespeitos, ilegalidades e descasos cometidos.

LOJAS COLOMBO

Para: M. T.

11/02/2021

Olá PROTESTE PROTESTE, A Colombo tem mensagem para voce! Atendimento iniciado através do número: 210211-000356 Agora, iremos trabalhar na melhor solução para sua solicitação, queremos lhe dizer que não é preciso fazer mais nenhuma ação, pois iremos avaliar e buscar uma solução, mas para isso precisamos de até 3 dias uteis. Aguarde este prazo e fique atento ao e-mail, nele voce receberá toda a instrução necessária para solução. Caso voce tenha sugestões ou dúvidas sobre a sua solicitação, fique a vontade para responder este e-mail. [Image] [---002:000586:57325---]