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Aparelho de ar condicionado com defeito oculto, crônico

ENCERRADA NÃO RESOLVIDA

Esta reclamação é pública

RECLAMAÇÃO:

A. P.

Para: CONSUL

01/03/2021

Gostaria de solicitar a devolução do meu dinheiro, total de R$ R$ 2.294,08, pela compra de dois aparelhos de ar condicionado Consul Janela Eletrônico - 7500 BTU FR - 127V UN . (CCN07EBANA), feita no dia 29/01/2021, com entrega efetivada no dia 13/02/2021. A compra foi realizada marketplace Zoom, vendido e entregue por Continental Center. Após a instalação dos aparelhos, constatei que ambos produzem um barulho insuportável, ensurdecedor, impossível de deixar qualquer um dormir. Na mesma semana, entrei em contato com a assistência da Consul via web, que enviou um técnico na minha residência dia 24/02. O técnico verificou as máquinas e não constatou nenhum defeito, me confirmando que este seria "o barulho comum do aparelho", que ele está "em condições normais", e que mesmo trocando não haveria nenhuma mudança. Só que o "barulho comum" e as "condições normais" do ar condicionado estão me levando à loucura! Tem uma semana que eu não durmo! A minha vida virou um inferno depois desta compra. Eu e minha esposa pulamos da cama cada vez que o compressor arma de desarma. É um estrondo absurdo, insuportável. Parece que alguém está invadindo a casa 10 vezes por noite. O compressor, no modo normal, emite um barulho metálico constante, como um freezer antigo, que destrói a qualidade de vida de qualquer um. Eu usei um aplicativo de decibelímetro e o ruído da máquina chega a 55, 56 decibéis. É como dormir com um aspirador de pó ligado! Antes, eu tinha um aparelho com mais de 15 anos de uso, todo enferrujado, que fazia muito menos barulho que este, supostamente eletrônico. Fora isto, o ar condicionado possui uma luz que não é possível apagar nem no modo "escuro". Fui obrigado a cobrir com fita o aparelho para não ter o quarto iluminado a noite toda. Estes são equipamentos com os quais conviverei por muitos anos, investimento feito para tentar ter uma boa noite de sono. Eles não podem, por sua baixa qualidade ou erro de projeto incorrigíveis, deteriorar a qualidade de vida de um consumidor ao não entregarem o que prometeram: conforto, silêncio (pois se trata de um aparelho eletrônico) e, claro, frio. Este se trata de um defeito oculto, que só pude constatar com o uso, e que, segundo o técnico, não tem conserto, pois se trata de um problema de projeto. Mesmo a troca do aparelho não solucionaria o problema. Por isso, baseado no artigo 26 do CDC, que determina um prazo de reclamação de 90 dias para os produtos duráveis, contados a partir da data da compra, solicito a devolução dos aparelhos e o estorno dos valores pagos.

Solução esperada

  • Reembolso: R$ 2294,08

Mensagens (1)

A. P.

Para: CONSUL

18/03/2021

Continuo aguardando uma resposta da empresa Consul. Já se passaram mais de 15 dias e até agora nenhum contato, nenhum email, nada. Continuo sem dormir por conta dos aparelhos de ar condicionados. Espero que a empresa se manifeste por aqui ou infelizmente o caso terminará na justiça.