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Equipamento apresenta problemas intermitentes de funcionamento quando exposto à carga normal de trab

ENCERRADA NÃO RESOLVIDA

Esta reclamação é pública

RECLAMAÇÃO:

M. L.

Para: BRASTEMP

21/03/2021

No dia 06/08/2020 adquiri a Máquina de Lavar Brastemp 9kg com Ciclo Tira Manchas e Enxágue Duplo 110V (BWJ09ABANA). Passados 6 meses de funcionamento, a máquina começou a apresentar problemas em sua operação, os quais ocorriam ao mesmo tempo, ou de forma isolada entre si. Segue a lista de problemas: • Problemas nos programas de lavagem: o Etapas não seguiam os intervalos descritos no manual do produto; o Fases dos programas duravam acima do tempo descrito no manual, frequentemente transacionadas somente através do botão de avanço de fase. Caso contrário, como foi possível perceber em diversos momentos, por exemplo, levava uma manhã inteira (por 4 horas seguidas) somente na etapa de lavagem; o Apresentava, frequentemente, “estalos” dentro do mesmo ciclo, parando por completo e, de repente, reiniciando o processo (ainda no mesmo ciclo)... estalos se seguiam, o processo parava ainda no mesmo ciclo e entrava neste loop de sequência; o que é diferente dos barulhos feitos, normalmente, em uma lavadora sem defeito; o Adicionalmente, as fases de enxague e de centrifugação não paravam de extrair água do sexto, ainda que com mesmo seco. • Problemas de seleção dos programas: o Vários programas não funcionavam, e independentemente, da quantidade de roupa colocada. Foram efetuados testes domésticos com todos os programas, com pequena quantidade de roupa, ou com uma quantidade média e, até mesmo com uma quantidade que representava a máxima indicada pela máquina; • Problemas mecânicos e eletrônicos: o Máquina ligava, mas – mesmo clicando nos botões de seleção dos programas e dos outros ajustes da máquina – não era possível selecionar os mesmos, evidenciando uma espécie de travamento do sistema por completo; o Ainda é possível citar um ruído alto quando a máquina estava em funcionamento. Em 12/02/2021, abrimos um chamado no centro de assistência técnica da Brastemp – PC COMERCIO E REPARAÇÃO DE APARELHOS EIRELI – ENDEREÇO: R. VISCONDE E SILVA, 91, FONE(21)2286-0799 CNPJ-34.455.209/0001-61 e INS. ESTADUAL 11511406, sob a ordem de serviço número 7010558032. A visita técnica foi realizada no dia 26/02/2021, onde foi verificada a necessidade de troca do conjunto eletrônico de seleção de programas/controle da máquina, bem como a troca do motor da máquina de lavar. Tal troca foi realizada somente no dia 05/03/2021. Neste dia, foram realizados testes rápidos, e sem carga norma de trabalho da lavadora de roupa. No final de semana de 13/03/2021 à 14/03/2021, a máquina voltou a apresentar os mesmos problemas descritos no início do documento, apesar da troca dos itens acima mencionados. Abrimos outro chamado no dia 15/03/2021, informando que os problemas estavam ocorrendo novamente, o que caracterizava o fato das peças trocadas não terem solucionado os mesmos. Informamos, à assistência técnica, a necessidade de testes mais criteriosos no equipamento, pois o mal funcionamento estava diretamente associado ao uso da máquina em regime de operação, ou seja, com carga de roupa + água, e submetendo a mesma a um programa de lavagem por um período maior que poucos minutos. A equipe de atendimento telefônico agendou a coleta do equipamento, sendo realizada no dia 17/03/2021. Na manhã do dia 19/03/2021, recebemos um telefonema da assistência técnica mencionada, informando que a máquina não apresenta qualquer problema. Questionei sobre quais testes foram realizados na máquina para que obtivessem essa conclusão. A informação fornecida pelo técnico Vinícius foi a seguinte: os testes realizados foram somente através do ato de ligar a máquina (sem carga de roupa) e, em seguida, observar o seu funcionamento. Prontamente, questionei que esse teste não representa a realidade de um consumidor – o qual, inclusive, já tinha relatado que o problema ocorria com carga de roupa na máquina - e, consequentemente, tais testes não poderiam permitir a conclusão de que o equipamento está sem defeito. Solicitamos, desta forma e ao mesmo, que testes de carga fossem feitos. Todavia, fomos informandos que esse tipo de teste não é realizado. A justificativa dada, para a não realização destes testes, foi que a lavadora é um produto de uso pessoal e a assistência técnica não poderia lavar roupas na mesma. Consideramos essa afirmação inapropriada, entretanto, propusemos a montagem de um kit de teste com panos limpos, os quais seriam utilizados no processo de lavagem de forma a realizar o teste completo. Porém, o mesmo disse que isso não poderia ser feito e que, desta forma, a máquina seria devolvida à nossa residência, e com o laudo indicando que a mesma não apresenta problemas. Informamos, assim, que gravamos dois vídeos demonstrativos dos problemas ora citados, e que não foram solucionados após a troca do controle eletrônico da máquina e do motor. Apesar de também termos comentado sobre tais vídeos, o mesmo reafirmou que não poderia realizar o teste solicitado. Enfim, solicitamos – gentilmente - à Brastemp e à própria assistência técnica, uma solução para os problemas supracitados; na medida em que – somente para pontuarmos de forma inicial - não é normal uma máquina nova já apresentar defeitos desta natureza em um tempo menor ao período de um ano da data da sua aquisição e, portanto, ainda na garantia. Como consumidores, reiteramos - com gentileza – o pedido de uma resposta e da resolução da questão.

Solução esperada

  • Reembolso: R$ 1601,09
  • Reparo