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Demora no recolhimento de produto com defeito.

ENCERRADA RESOLVIDA COM SUCESSO

Esta reclamação é pública

RECLAMAÇÃO:

L. K.

Para: KABUM

12/04/2021

No dia 25/3/2021 adquiri um monitor da LG UltraWide de 34 polegadas na Kabum. Importante destacar que efetuei a compra A VISTA, via PIX. A entrega foi muito rápida, como sempre (e parabenizo por isso), chegando em minha residência no dia 31/3/2021. Entretanto tive a infelicidade de receber o produto com um defeito, que fez com que eu acionasse a empresa para efetivar a troca no mesmo dia. Para tal, abri então o protocolo 2328256210331 (dentro das 48hs especificadas pelo site para detecção de avarias e reclamações pós recebimentos, obedecendo assim o item 5.2.4 das políticas do site em: https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/institucional/politicas.cgi). Pois bem, a solicitação teve uma resposta no mesmo dia no seguinte teor: "Gostaríamos de lhe informar que seu pedido foi encaminhado ao departamento responsável para que seja solicitada a coleta do produto junto à transportadora. Orientamos que mantenha o produto embalado para que a coleta seja realizada, caso contrário a transportadora não realizará a retirada do item. Pedimos por gentileza que aguarde, pois, assim que obtivermos mais informações sobre a coleta você será notificado através de seu e-mail de cadastro." Acontece que até hoje, dia 12/4/2021, ainda não obtive qualquer contato de nenhuma transportadora para agendamento do recolhimento da mercadoria. Todos os dias entro em contato com a Kabum, e a resposta é sempre a mesma: "o setor responsável já entrou em contato e o sr. deve aguardar, pois existe um prazo de até 7 dias úteis para a empresa lhe procurar!". Em razão dessa excessiva demora, manifestei via telefone no SAC no dia 6/4/2021 (tempestivamente novamente ainda de acordo com o Código de Desfesa do Consumidor, conforme Art. 49 do mesmo.) o meu arrependimento e a minha solicitação de alteração desse protocolo para tal, a fim de obter o meu dinheiro de volta integralmente. Não satisfeito, reiterei o pedido no dia seguinte, por escrito, no e-mail, mais uma vez, tempestivamente. Chegamos no ponto da minha reclamação. O prazo que a empresa tem para agendar a retirada de um produto (desde o dia 31/03/2021), além de ser superior ao prazo que o Código de Defesa do Consumidor estabelece, por exemplo, para arrependimento de compras feitas em marketplace na internet, é simplesmente inaceitável. Já fiz várias propostas para a empresa, para que não seja necessário acionar instâncias jurídicas desnecessárias: 1. A emissão, por parte da Kabum, de voucher de para que eu possa fazer o envio diretamente, com as devidas instruções de como fazer esse envio, conforme me faculta o item 5.1.6 das políticas do site. 2. A indicação de transportadora de confiança da Kabum em Brasília para que eu possa contratar um frete particular de envio para posterior ressarcimento, mediante comprovação de pagamento via nota fiscal. Em pesquisa junto à Correios, Jadlog e Tam, o valor gira em torno de R$250. 3. O depósito imediato no valor de R$ 3.357,79 em minha conta bancária já informada, uma vez que a devolução do valor pago em caso de arrependimento deve ser feito de imediato, de acordo com o parágrafo único do Art. 49 do Código de Defesa do Consumidor (Se o consumidor exercitar o direito de arrependimento previsto neste artigo, os valores eventualmente pagos, a qualquer título, durante o prazo de reflexão, serão devolvidos, de imediato, monetariamente atualizados.). Assim, eu posso esperar o tempo que for necessário para que a Kabum busque o produto em minha residência, sem que eu tenha o prejuízo de não ter nem o monitor em casa nem o dinheiro em minha conta. Ora, quando fazemos uma compra, a Kabum imediatamente esta contrata uma empresa para fazer o transporte do bem adquirido, pois o consumidor paga esse frete. Neste caso, a Kabum deveria fazer a mesma coisa, ou seja, pagar imediatamente o frete e providenciar que se retire o produto rapidamente na residência do consumidor, e não que se aguarde uma agenda da transportadora que pode ser sabe-se lá quando que vai ser essa data. Se eu fizer uma nova compra hoje no site, do mesmo produto, e pagar a vista como fiz, é certeza que ele vai chegar em minha residência e o anterior ainda não vai ter sido retirado. Foram inúmeras tratativas via chat (os atendentes além de darem sempre a mesma resposta, quando são questionados ou cancelam o chat ou ficam repassando entre os atendentes de modo que não se resolva), via telefone e via e-mail ao SAC. Tudo que desejo é somente meu dinheiro de volta e a retirada da mercadoria ou a possibilidade de que eu envie essa mercadoria para que possamos resolver tal situação de uma vez por todas.

Solução esperada

  • Reembolso: R$ 3357,79
  • Recolhimento imediato da mercadoria ou instruções para que eu possa fazê-lo diretamente.