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Corte indevido de fornecimento

AMPLA 11594-BR
ENCERRADA NÃO RESOLVIDA

Esta reclamação é pública

RECLAMAÇÃO:

I. M.

Para: AMPLA

06/05/2018

Venho solicitar auxilio no que aconteceu comigo junto a Empresa Enel, antiga Ampla, concessionária de energia elétrica. No mês de março de 2017 recebi um telefonema dessa operadora me comunicando para comparecer numas de suas lojas para verificar uma conta pendente. Aleguei que não tinha conta nenhuma em atraso. Ao me logar no sitio da operadora, vi a existência de uma conta de refaturamento, no valor de R$ 4.000,00. Em virtude disso me dirigi a loja da Enel no centro de São Gonçalo para perguntar que conta seria essa. No atendimento, me foi dito que em fevereiro de 2017 foi detectado um “by passing” no chip medidor, onde o consumo não estaria sendo medido. Me foi mostrado que isso estava acontecendo hã mais de três anos ; e questionei porque a Empresa não detectou isso mais cedo. Aleguei a impossibilidade de eu ter feito um “gato” no medidor, visto que o medidor de luz está no poste, próximo aos fios de alta tensão, numa caixa lacrada; dise também que minha casa ficou fechada por dois anos, justamente por estar na residência de meus pais, que estavam doentes, tendo desligado a chave geral, e pagando as contas que estavam vindo, dizendo que o consumo zerado era devido a não estar na residência. Me solicitaram que fissesse um termo de ocorrência, e no momento me recusei. Passado um ano desse acontecimento, no dia 13/04/2018, numa sexta-feira, fiquei sem eletrecidade. Imaginei que seria geral, mas passado mais de uma hora sem eletrecidade, perguntei minha vizinha se ela estava “com Luz”, ela disse que sim. Prontamente liguei para a Enel, e me foi dito que devido ao atraso de três contas, minha luz tinha sido cortada. Me dirigi direto a loja, pois neste dia estava de folga de meu trabalho. Ao chegar na loja o primeiro atendente me disse que para que a eletrecidade fosse religada eu teria que pagar tudo, alegei que uma conta, a do mês, estava em atraso mas tinha pago, e ao outra estava paga, e uma outra conta, do refaturamento eu não iria pagar. Então me foi solicitado que preenchesse um termo denominado TOI para fazer a contestação. Preenchi o termo e tive que pegar nova senha. Ao ser chamado a outra atendente me disse que eu teria que pagar o valor refaturado, sob pena de não ter minha eletrecidade religada. Como não poderia ficar sem eletrecidade, tive que coagidamente pagar a conta que eu sequer utilizei e que a Empresa deixou atingir um valor astronômico para me comunicar do fato. Fiquei indignado com a atitude da empresa, pois ou cliente há mais de dez (10) anos e nunca houve isso, sendo tratado como se estivesse furtado eletricidade por mais de três anos. Isso para mim veio de encontro ao CDC pois me coagiram para pagar uma coisa que sequer me foi dado o direito de me explicar., pois poderiam cobrar isso por outros meios, não me cortando o fornecimento de eletrecidade. Verifico que nos meios de comunicação, contas não pagas não dão o direito da empresa fornecedora, de cortar os serviços ditos essenciais. Como eu não estava inadimplente, pois estava pagando as contas de eletricidades mensais, cortaram minha luz, me obrigando a pagar esse conta de refaturamento, em fragrante confornto ao CDC. Em vista disso solicito auxilio no sentido de ser contatada a Enel de forma a apreciarem minhas alegação e se possível utilizando dos meios judiciais para me ressarcirem o estresse e a vergonha causada pó esse fato estranho e vexatório. Obrigado

Solução esperada

  • Reembolso: R$ 4408,85
  • Devolução e cancelamento desse refaturamento e se possivel me auxiliar numa ação judicial contra a empresa