- Reclame com a ajuda da PROTESTE
- Reclamações públicas
- Título da reclamação pública
Minha conta foi suspensa sem motivo.
Esta reclamação é pública
RECLAMAÇÃO:
A. J.
Para: Mercado Livre
Olá Boa noite. Sou vendedor no site mercado livre a vários anos e tenho uma reputação a zelar por lá, já efetuei mais de 40 mil vendas nos últimos anos e meus clientes até então tinha uma experiência de compra excelente no site, pois bem, hoje do nada, o mercado livre suspendeu minha conta, bloqueou meu acesso a várias informações importantes no site, tirou de uma só vez todos os meus anúncios do ar o que impede que eu possa continuar vendendo e atendendo os meus clientes, tanto em vendas atuais quanto em pós vendas. É bem lamentável a situação, eu não fiz nada de errado para suspenderem minha conta. Preciso que verifiquem o quanto antes possível essa situação para que não tenhamos transtornes maiores.
Solução esperada
- Reparo
- Desejo que reavaliem o que fizeram com minha conta e que a reativem novamente do jeitinho que ela estava antes para eu continuar trabalhando honestamente como sempre fiz e sempre vou fazer.
Mensagens (5)
A. J.
Para: Mercado Livre
Olá Boa tarde. Foi reativada mais tem outro problema que também é grave. A cerca de 72 horas após ser reativada a grande maioria dos anúncios estão em revisão e minhas vendas estão indo todas para meus concorrentes, pois quando se clica em um anúncio meu, ele é redirecionado para um concorrente único ou uma lista de concorrente. Espero que solucionem isso rápido, já não sei se vou conseguir esperar por muito tempo, essa situação é extremamente deprimente. Não quero ter que nossa relação de mais de 10 anos tenha que ser decidida na justiça por um erro que pode ser corrigido rapidamente. Já estou com alguns funcionários parados e as contas estão chegando. Aguardo solução o mais breve possível. Atenciosamente, Anderson Sjons Modas
A. J.
Para: Mercado Livre
Olá boa noite. Em 14/10/2019 ás 00:15, 90% dos meus anúncios ainda estão com status de inativo/em revisão. Desde o dia 09/10/2019 ás 00:00, praticamente não tenho vendas na plataforma mercado livre devido a uma suspensão equivocada que o próprio informou que já resolveu o problema mais não tem nada resolvido. Minha média diária de vendas na plataforma gira em torno de R$2.000,00. Já se passaram 05 dias somando a perda de faturamento aproximada de R$10.000,00. Além de não faturar, o mercado livre está direcionando todos os links de anúncios meus que estão em revisão para potenciais concorrentes diretos na plataforma, o que deixa o mesmo sem perder um centavo enquanto eu sigo perdendo meu faturamento na plataforma mercado livre, esse detalhe eu vejo como desleal e gravíssimo para quem um dia me chamou de parceiro. A informação citada acima, ainda causa mais transtornos para a mim e para meus clientes antigos que acham que estão comprando da Sjons e são direcionados para outros vendedores, pois vários vendedores da plataforma usam minhas fotos, alguns até minha marca sem autorização. Essa situação já está me trazendo muitos transtornos, tanto pessoais como empresariais. Um problema que informaram que iria ser resolvida em 24 horas, já está levando mais de 120 horas. Desde o dia 10 de outubro de 2019, não tenho uma solução sobre o problema e nem uma resposta satisfatória que pelo menos me tranquilizasse que tudo seria resolvido, diante disso, nos próximos dias terei que levar a situação para outro caminho, infelizmente não posso ficar preso em uma situação que não causei. Sem mais. Atenciosamente, Anderson Jose Sjons Modas
A. J.
Para: PROTESTE
PROTESTE
Para: A. J.
Mercado Livre
Para: A. J.
Olá Bom dia. É uma pena a proteste não poder agir nesses casos, por mais que a busca do vendedor seja o lucro, envolve muitos outros consumidores prejudicados justamente pelo fato do mercado livre ter bloqueado totalmente o acesso do vendedor com o comprador e vice-versa. Se eu não tivesse um sistema interno, não conseguiria dar nenhum suporte pós venda nas transações que efetuei pelo mercado livre, pois eles tiraram todo o meu acesso que eu tinha ao comprador de forma instantânea, sem aviso e motivo aparente. Como vendedor eu vejo o mercado livre como um prestador de serviços, e eles ganham muito bem por isso, pagamos comissão por usar a plataforma, por compra de publicidade, e taxas para eles cobrirem os fretes que eles cobram dos compradores, recebemos a nota fiscal de serviço, ou seja eles não fazem a intermediação por hobby, tem vários serviços embutidos no pacote e um valor para pagar e eles teriam que responder pelo bom funcionamento do mesmo. Vale ainda lembrar que o mercado livre confirmou que inativou minha conta por engano, baseado em um artigo do contrato que eles mesmo mencionaram que não foi descumprido. Hoje, me encontro com 90% a menos de faturamento no mercado livre, vários funcionários parados, clientes clicando em meus anúncios e sendo direcionados para os concorrentes, por essas e outras que eles tratam os vendedores com descaso. Realmente pela sorte citada, esse será o caminho, mais ainda não sei se espero eles arrumarem o que fizeram ou se busco a justiça para que eles possam reparar a perda de faturamento que eles estão me causando devido a erros na prestação do serviço que eles me ofereceram. Só tenho a agradecer a proteste. Muito obrigado, Atenciosamente, Anderson Em 16/10/2019 12:25, Proteste escreveu: Rio de janeiro, 16 de outubro de 2019. Case ID: 102.196.082-52 Ilmo. Sr. ANDERSON JOSE DA SILVA Associado n° 1.215.702-01 Assunto: Não relação de consumo - CaVEL. VENDA. Prezado Sr. ANDERSON, Dos fatos narrados Associado relata que é vendedor junto ao MERCADO LIVRE há anos e que foi surpreendido com a suspensão de sua conta, sem nenhuma comunicação. Deseja saber se como proceder. Seus direitos Infelizmente a questão apresentada não se trata de "Relação de Consumo", nos termos dos art. 2° e 3° não sendo, portanto, objeto das atividades desenvolvidas por esta Associação. Isso quer dizer que a PROTESTE não pode intervir, pois que extrapola sua área de atuação. Para o desembargador Thiers Fernandes Lobo, do TJ-SP, o Código de Defesa do Consumidor não se aplica ao caso, uma vez que a relação entre o MercadoLivre.com e o vendedor não é de consumo, mas de insumo. Isso se dá porque o vendedor não é destinatário final do serviço, utilizando-o apenas para vender os produtos. O vendedor negocia diretamente com os clientes, com o portal chancelando o negócio. O objetivo, assumido pelo próprio vendedor, era o lucro, visto que essa era sua única fonte de renda. Nesse sentido, a jurisprudencia brasileira: RESPONSABILIDADE CIVIL. INDENIZATÓRIA Não incide o Código de Defesa do Consumidor à relação travada entre portal eletrônico de intermediação de vendas e pagamentos (MercadoLivre.com e Mercado Pago) e vendedor de produtos que se vale do "site" para maximizar seus lucros. No caso concreto, as providencias tomadas pelo réu MercadoLivre.com foram absolutamente lícitas, eis que o autor (não o réu) foi quem cometeu ilícitos contratuais, pondo à venda eletrônicos adulterados (isto é, "desbloqueados", para permitir violação a direitos de propriedade intelectual titulados por terceiros) Não tivesse o portal demandado suspendido as contas do autor, sujeitar-se-ia ele, réu, a ser responsabilizado pessoalmente pelos produtos indevidamente postos à venda pelo autor (cf. STJ, REsp 1107024/DF) Nenhum o ilícito praticado pelo réu Pretensão indenizatória improcedente Recurso não provido. De toda sorte, apesar de não ser especificamente uma relação de consumo, A QUESTÃO É REGULADA pelo Código Civil Brasileiro. Assim, para que o senhor tenha esta situação restabelecida, poderá propor uma AÇaO JUDICIAL cumulada com pedido de DANO MORAL. Esta ação pode ser proposta no Juizado Especial Cível - JEC, sem custas e sem advogado, em causas de até 20 (vinte) salários mínimos. Contudo, é possível faze-la com auxílio de um Defensor Público ou Advogado se preferir. Esperando contar com sua compreensão, continuamos abertos a outros esclarecimentos que se fizerem necessários. A PROTESTE reafirma a satisfação em receber sua dúvida, esperando te-la solucionado. Continuamos à disposição para atende-la em suas dúvidas de consumo. Atenciosamente, Serviço de Defesa do Consumidor. [Avast logo] Este email foi escaneado pelo Avast antivírus. www.avast.com