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- Título da reclamação pública
Valor absurdo - hidrômetro recem colocado
Esta reclamação é pública
RECLAMAÇÃO:
R. Q.
Para: Zona Oeste Mais Saneamento
Moro em Cosmos, até 08/2019 a Zona Oeste Mais não tinha nem cadastro dos domicílios da minha rua. Passaram fazendo uma campanha de cadastramento e, obediente que sou, entrei no site e me cadastrei. Passei a receber contas com o valor médio de R$ 100,00 . Eles não colocaram o hidrômetro, então não sei como eles calculavam este valor. A situação permaneceu até que em 10/03/2021 cheguei em casa e haviam instalado um hidrômetro do lado de fora, na calçada, sem qualquer informação prévia, qualquer aviso. Em 13/04/2021 recebi uma conta zerada informando que o valor estava em análise. Dia 26/04/2021 recebi uma conta no valor de R$360,44 para pagar no próprio dia. Não tinha como pagar, mas pedi dinheiro emprestado na família e consegui pagar no dia 28/04/2021. Nesta conta me informaram que a média de consumo do meu domicílio havia subido muito, pois nos últimos 12 meses era 0 m3 e a leitura de 13/04/21 dava 31 m3, para eu conferir se tinha algum vazamento interno. Fiquei chocada, achando impossível eu ter gasto 31 m3 no mês e mais ainda com a média de 0 m3 alegada por eles, pois se eu não consumia nada, porque eu estava pagando? Mas fui verificar se tinha vazamentos, não encontrei nada. Comecei também a anotar meu consumo, e não gasto mais que 20 m3 de água no mês de forma alguma. Tentei ligar para o 0800 025 0005 que tem na conta e nada. Falei com o funcionário da empresa que instala os hidrômetros na rua, ele disse que não existe vazamento do lado de fora, nem olhou, mas disse que seu trabalho era perfeito e que não existe ar no hidrômetro, que isso é invenção da mídia, que é impossível o ar passar e movimentar o hidrômetro. Argumentei que naquele momento todas as torneiras estavam fechadas, que ele poderia entrar para conferir, e que o hidrômetro não parava de rodar. Ele disse que o hidrômetro não dá defeito, que não existe ar que movimente o hidrômetro e que não existia a possibilidade de um vazamento externo (mesmo sem nem abrir a caixa do hidrômetro para olhar), que se não tinha vazamento interno, então eu estava gastando tudo isso mesmo, como se eu não soubesse fazer conta! Ocorre que este mês chegou outra conta zerada dizendo que o valor estava em análise, e ontem, 26/05/2021, chegou uma conta com vencimento para o próprio dia 26/05 no valor de R$735,60 e ainda argumentando que a média de consumo dos últimos 12 meses era de 21 m3, e que o consumo medido em 13/05/2021 era de 46 m3! Fiquei muito chocada! Antes eles disseram que minha média era de 0 m3 , agora disseram que minha média era de 21 m3, de onde eles tiram esses valores médios, se eu não tinha hidrômetro? E não tem como eu ter gastado 46 m3 de água! Além disso, nessa conta de R$735,60 está incluído o valor de R$ 327,34 reais de esgoto domiciliar, e os vizinhos disseram que todo o esgoto da rua cai no rio Cação Vermelho, ali do lado. Não tenho condições de pagar este valor e não tenho como acreditar que consumi 46 m3 pois tenho acompanhado e uma caixa dágua lá em casa dá para cerca de dois dias. Nossa renda é mínima, não tenho como pagar um valor desses, até os R$ 360,44 da outra conta já era muito absurdo para mim. Até porque, na casa da minha mãe que mora num conjunto dessa mesma rua onde moro, já tinha hidrômetro, também colocaram um hidrômetro na rua sem avisar nada e a conta dela chegou este mês no valor de R$34,17 por 15 m3 consumidos. Como pode isso?! Tenho certeza que algo está errado, não tem como ganhar R$1.100 de salário e pagar R$735,60 de água todo mês, como vou comer? E aqui é o fim do mundo, como pode a água ser tão mais cara do que nas outras casas desta mesma rua? Me ajudem, não sei mais o que fazer!!!
Solução esperada
- Revisão de valores
Mensagens (1)
Zona Oeste Mais Saneamento
Para: R. Q.
Olá Rosa, Bom dia ! Em atendimento a reclamação registrada no Proteste sob número CPTBR01281399-29, informamos que o volume cobrado nas medições 03/2021 e 04/2021 se refere ao consumo medido no hidrômetro. O volume registrado é utilizado para que possamos calcular o valor que deve ser cobrado, que é baseado no resultado da leitura atual menos a leitura anterior. Realizamos vistoria técnica através da ordem de serviço 2021334393 no dia 02/06/2021 foi confirmada a leitura 103 e, após testes do cavalete externo até o interno, não encontrou perda. Realizamos novo teste entre o hidrômetro interno até o reservatório superior e foi constatado vazamento. Orientamos o cliente a realizar o reparo. Atestamos ainda que o hidrômetro se encontra em perfeitas condições de uso e sem vazamentos. Ressaltamos que as instalações hidráulicas internas, são de total responsabilidade do consumidor/morador do imóvel, cabendo a este a manutenção e conservação adequadas ao bom funcionamento do serviço de recebimento de água, o que evita, desta forma, perdas internas muitas vezes imperceptíveis que resultam no aumento do valor das faturas de água e esgoto. Frisamos que antes da instalação do hidrômetro as faturas eram emitidas de acordo com o valor mínimo da categoria domiciliar, e após a instalação, de acordo com volume medido. A estrutura tarifária está disponível no verso da conta e no site da Zona Oeste Mais Saneamento. Deste modo, as faturas emitidas não são passiveis de revisão, devendo ser pagas em sua integralidade ou parceladas através de nossos canais digitais de atendimento. A Zona Oeste Mais Saneamento agradece o seu contato. Contribua para melhoraria de nosso atendimento. É rápido e fácil, CLIQUE AQUI e deixe seu comentário. Atenciosamente. [cid:[email protected]]