Cinco passos da higiene bucal

Veja como cuidar de sua boca diariamente, reduzindo as chances de ter diversas doenças, como gengivite, afta e até mesmo tumores.
A escolha da escova, creme dental e enxaguatório
- A escova deve ter cabeça pequena para poder alcançar mais facilmente todas áreas da boca, como os dentes posteriores.
- Quanto ao cabo (flexível ou não) e ao estilo de cerdas (com pontas planas, arredondadas ou em diferentes níveis), escolha o que for mais confortável para você. O importante mesmo é usar uma escova que se ajuste bem à sua boca e que alcance todos os dentes.
- Troque sua escova de dentes a cada três meses ou depois de uma forte gripe, para diminuir o risco de nova infecção por germes que aderiram às cerdas.
O creme dental
- Existem diversos cremes dentais que afirmam ter uma ação benéfica sobre os problemas das gengivas. Alguns possuem substâncias antissépticas que combatem o desenvolvimento de bactérias.
· Entre as substâncias de eficácia reconhecida, estão o bactericida triclosan e o antitártaro citrato de zinco. Outra substância útil contra a placa bacteriana é a clorexidina, porém não é recomendada para uso prolongado, pois provoca o escurecimento dos dentes e altera o equilíbrio da flora bucal. Desse modo, é recomendado consultar um dentista para saber qual a mais indicada para o seu caso.
Enxaguatórios bucais
- Eles não substituem a escovação, mesmo que alguns contenham substâncias que combatem a placa bacteriana (clorexidina, hexetidina ou triclosan). A maioria destes produtos causa efeitos secundários, como o escurecimento dos dentes, e irritação da mucosa. Portanto, este é mais um exemplo para você conversar com o seu dentista.