Veja todas as publicações da PROTESTE em seu celular ou tablet!

10 dicas importantes para cuidar do seu colchão
Invista em um produto de qualidade e veja como mantê-lo em bom estado. Assim, seu bolso, seu sono e sua saúde não serão afetados. 
09 janeiro 2018 |
cuidados com colchão04
Não restam dúvidas de que um bom colchão influencia – e muito – na qualidade do sono de qualquer pessoa. E, para dormir bem, você pode e deve investir em um produto de qualidade, seja ele de mola, espuma ou látex. Mas também precisa fazer sua parte e ser cuidadoso com ele. Assim, seu sono, seu bolso e sua saúde não serão afetados.  Está pensando em comprar em novo colchão? Veja o que levar em conta. 

Veja a seguir 10 dicas importantes que vão mantê-lo em bom estado, sem que você precise trocá-lo antes do término da vida útil estimada. 

Nossa equipe testa constantemente inúmeros produtos para apontar a você aqueles com melhor qualidade e preços mais em conta. Associe-se!

1. Quando o colchão chegar da loja em sua casa, tire o plástico que o envolve. Tanto o colchão como sua pele, na hora de deitar sobre ele, precisam respirar. 
 
2. Não o coloque sobre chapas de madeira (do tipo compensado). Se você tem uma cama de madeira, use um estrado vazado para que o colchão possa “respirar”, reduzindo a umidade que pode se concentrar nele.   

cuidados-com-colchao05

3. Se você utiliza uma cama de madeira, não coloque papel, papelão, plástico ou tecido entre o estrado e o colchão. Isso também pode abafá-lo.  
 
4. Atenção, se você tem filhos pequenos! É difícil conter a criançada, mas o ideal é que elas não pulem sobre o colchão. A tendência é que, com o tempo, façam buracos no local dos pulos. 
 
5. Verifique se o manual de instruções orienta que o colchão seja virado periodicamente e como isso deve ser feito. Hoje em dia, essa ação não é necessária em todos os modelos. Essa medida reduziria o desgaste em determinadas partes do produto, causado pelo uso prolongado, o que é chamado “efeito memória” da mola ou espuma.  
 
6. Troque os lençóis, pelo menos, uma vez por semana, pois os colchões atraem facilmente ácaros, fungos e bactérias. Isso é causado em parte pela umidade do nosso corpo e do ambiente, ainda mais se estiver abafado, com pouca ventilação. Entre as trocas, passe o aspirador de pó rapidamente. 

cuidados-com-colhao

 
7. Sempre que possível, coloque o colchão para pegar ar e sol por, no máximo, 30 minutos. Tome cuidado, porque a exposição direta pode ressecar as estruturas dele. 

8. Não use o colchão como base para passar roupas. O calor excessivo do ferro danifica a espuma.

9. Colchões não precisam ser lavados, mas suas capas, sim. Elas são fundamentais para evitar que a umidade do suor danifique o revestimento. Se estiver manchado, passe um pano úmido ou esponja macia, com água fria e sabão neutro. Espere o colchão secar bem para forrá-lo com o lençol. 

10. Evite secar o colchão com secador. O excesso de calor poderá danificar a estrutura da espuma.

cuidados-com-colchao03


Gostou deste conteúdo? Cadastre-se agora e receba gratuitamente informações da PROTESTE! Se você é associado e precisa de ajuda, ligue para nosso Serviço de Defesa do Consumidor pelo 0800 282 2204 (de telefone fixo) ou (21) 3906-3900 (de celular).

 

Leia também

água de coco
babá eletrônica
tv-de-tubo

Deixe seu comentário()

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.