Segundo a legislação estadual, toda academia localizada no Rio de Janeiro é obrigada a pedir que o cliente apresente atestado médico de aptidão física no ato da matrícula. Isso aconteceu em nove academias por nós analisadas. Porém, na XGYM a situação foi diferente. Em momento algum foi mencionada a necessidade de apresentação do atestado. Isso significa que o nosso voluntário pôde frequentá-la sem cumprir esse requisito.
Vale destacar que, antes de participarem do teste, todos os nossos colaboradores foram examinados por cardiologistas. Não se esqueça de que, ao dar início à prática de atividades físicas, é aconselhável consultar um médico, principalmente se você nunca se exercitou ou se está há muito tempo parado.
Avaliação física foi deixada de lado
Ao se inscrever na academia, o cliente deve passar ainda por um teste de avaliação física, em que são medidos peso, frequência cardíaca, além de calculado o percentual de gordura do corpo. Na Companhia Athletica essa avaliação foi bastante completa. Já na Fórmula e na Smart Fit, ela não foi realizada.
A avaliação física é essencial para garantir a elaboração de um programa de treino adequado, assim como a coleta de informações relacionadas ao histórico médico e às atividades físicas já praticadas pelo aluno. Entretanto, a Fórmula não indagou o nosso voluntário sobre tais questões e a Smart Fit teve avaliação aceitável. As demais mostraram interesse em conhecer as características do cliente antes de montar o plano de treino.
É preciso estímulo ao exercício aeróbico
Entre tantos tipos de exercício, o aeróbico, que engloba atividades como andar, correr e pedalar, é o que mais traz benefícios ao organismo. A Velox destacou-se positivamente por ter elaborado um programa com diferentes exercícios aeróbicos, que estavam de acordo com a capacidade do aluno. Ox e Body Planet foram outras academias bem avaliadas nesse quesito, diferentemente da Body Tech e da Fórmula, onde o nosso voluntário sequer foi orientado a praticá-los.