Veja todas as publicações da PROTESTE em seu celular ou tablet!

Academia não exige atestado médico
Além de ir contra a legislação, atitude tomada pela XGYM pode representar grande risco para o aluno.
05 fevereiro 2014 |

Segundo a legislação estadual, toda academia localizada no Rio de Janeiro é obrigada a pedir que o cliente apresente atestado médico de aptidão física no ato da matrícula. Isso aconteceu em nove academias por nós analisadas. Porém, na XGYM a situação foi diferente. Em momento algum foi mencionada a necessidade de apresentação do atestado. Isso significa que o nosso voluntário pôde frequentá-la sem cumprir esse requisito.

Vale destacar que, antes de participarem do teste, todos os nossos colaboradores foram examinados por cardiologistas. Não se esqueça de que, ao dar início à prática de atividades físicas, é aconselhável consultar um médico, principalmente se você nunca se exercitou ou se está há muito tempo parado. 

Avaliação física foi deixada de lado 

Ao se inscrever na academia, o cliente deve passar ainda por um teste de avaliação física, em que são medidos peso, frequência cardíaca, além de calculado o percentual de gordura do corpo. Na Companhia Athletica essa avaliação foi bastante completa. Já na Fórmula e na Smart Fit, ela não foi realizada.

A avaliação física é essencial para garantir a elaboração de um programa de treino adequado, assim como a coleta de informações relacionadas ao histórico médico e às atividades físicas já praticadas pelo aluno. Entretanto, a Fórmula não indagou o nosso voluntário sobre tais questões e a Smart Fit teve avaliação aceitável. As demais mostraram interesse em conhecer as características do cliente antes de montar o plano de treino. 

É preciso estímulo ao exercício aeróbico 

Entre tantos tipos de exercício, o aeróbico, que engloba atividades como andar, correr e pedalar, é o que mais traz benefícios ao organismo. A Velox destacou-se positivamente por ter elaborado um programa com diferentes exercícios aeróbicos, que estavam de acordo com a capacidade do aluno. Ox e Body Planet foram outras academias bem avaliadas nesse quesito, diferentemente da Body Tech e da Fórmula, onde o nosso voluntário sequer foi orientado a praticá-los.

Leia também

comida
remédios
bitcoin-criptografia

Deixe seu comentário()

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.